Use a criatividade para decorar caixas de diferentes maneiras

Mercur Através da pintura em MDF é possível customizar simples caixas com tampas diferentes para presentear ou enfeitar a casa.

A customização de peças em MDF usando diferentes técnicas artesanais vem ganhando cada vez mais adeptos. Diante do interesse dos artesãos pela arte, hoje em dia as opções encontradas no mercado são as mais variadas, indo desde uma simples caixa de madeira, até um porta jóias, porta copos, porta chaves, entre tantos outros. A customização desses objetos os transformam em peças decorativas que podem ser espalhadas pela casa ou até mesmo ser comercializadas.

Caixa “Muitas vezes temos caixas sobrando em casa ou então queremos inovar nos acessórios e não sabemos como e o que fazer, mas aprendendo a técnica da pintura em MDF é possível personalizar os objetos e dar mais cor e vida a eles”, afirma a artesã e colaboradora da Mercur, Cristhiane da Silva.

Abaixo, Cristhiane dá uma amostra do que pode ser criado usando a técnica de pintura em MDF. Confira!

Pintura em MDF

Material:

– 01 caixa em MDF

– Base e Tinta acrílica para Artesanato Mercur na cores: Romã, Chocolate, Preto e Branco

– Cola Extra para Artesanato Mercur

– Verniz Brilhante à Base D’água Mercur

– Relevo Transparente incolor Mercur

– Lápis preto Mercur

– Marcador permanente ponta fina Mercur nas cores: preto e vermelho

– EVA cor da pele

– Fita de cetim

– Retalho em algodão

– Linha

– Agulha

– Tesoura

– Pincel

– Lixa n°100 e 400

– Rolinho de espuma

– Botões

– Manta acrílica

 Modo de fazer:

passo 1

1. Com o rolinho de espuma, pinte toda a parte de baixo da caixa com a Base e Tinta acrílica na cor branca.

passo 22. Ainda com o rolinho de espuma, pinte toda a tampa utilizando a com a Base e Tinta acrílica na cor romã. Aguarde secar. Depois, lixe toda a tampa com a lixa fina (n°400) e pinte a segunda demão.

passo 33. Misture a Base e Tinta acrílica cor Romã com água, deixando-a bem aguada e pinte com o pincel toda a parte debaixo da caixa por cima da cor branca. Aguarde a secagem e lixe toda a parte pintada com a lixa mais grossa (n°100), em seguida passe a lixa mais fina (n°400).

passo 4 4. Utilizando qualquer objeto redondo (o tamanho irá variar de acordo com o da caixa), marque o EVA com o lápis preto e recorte o círculo.

passo 5 5. Com a Base e Tinta acrílica na cor preta, faça os olhos da boneca e deixe secar. Depois, faça os cílios, utilizando o marcador permanente na cor preta, e a boca com o marcador permanente na cor vermelha.

passo 6 6. Com um pinta olhos (feito com ganchos encontrados em lojas de ferragem) faça uma bolinha da cor branca. E utilizando o pinta bolinha, faça um pontinho com a Base e Tinta acrílica na cor peta, em cima do branco. Deixe secar naturalmente.

passo 7 7. Corte uma tira do tecido de algodão, com 10cm de largura e 1,40m de comprimento. Dobre e prenda ao meio com uma agulha ou alfinete para que o tecido não corra ao ser cortado.

passo 88. Corte os dois lados do tecido em tiras de aproximadamente 1 cm. Após cortar, enrole as tiras com a ponta da tesoura, como se estivesse enrolando fitilhos de presente.

passo 9 9. Alinhave todo o tecido após enrolá-lo. Para finalizar, tire a medida na cabeça da boneca.

passo 10

10. Recorte um pedaço do  EVA em forma de gola.

passo 11

11. Aplique Cola Extra para Artesanato em toda a gola e em seguida cole um pedaço de retalho.

passo 12

12. Deixe secar e recorte.

passo 13 13. Aplique a Cola Extra para Artesanato em toda a cabeça da boneca, coloque o enchimento e cole na tampa da caixa. Em seguida cole a gola.

passo 14 14. Aplique também a Cola Extra para Artesanato em volta de toda a cabeça e cole o cabelo.

passo 1515. Com os botões, as fitas de cetim e a Cola Extra para Artesanato, decore a gola e o cabelo da boneca. Em seguida aplique blush no rosto da boneca e Tinta Relevo transparente incolor nos olhos.

passo 16 16. Para finalizar a parte debaixo da caixa,  prepare uma mistura com a Base e Tinta acrílica na cor chocolate e água (coloque mais água do que tinta). Mergulhe o pincel na mistura, retire o excesso em pedaço de tecido ou papel e faça as listras em toda a volta da caixa.

passo 17

17.Faça o mesmo utilizando a Base e Tinta acrílica na cor romã e o pincel de três pontas.

passo 18

18. Por fim, passe o Verniz Brilhante à Base D´água por toda a peça.

Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br.

Os comentários estão desativados.