NVIDIA declara liberdade aos jogos com o Projeto SHIELD, o primeiro portátil de games de plataforma aberta do mundo

NVIDIA São Paulo, 7 de janeiro de 2013 — A NVIDIA anunciou hoje o Projeto SHIELD, o primeiro portátil de games de plataforma aberta do mundo, projetado para gamers modernos que desejam jogar quando, onde e como quiserem.

Criado com a filosofia de que os jogos devem ser abertos e flexíveis, o Projeto SHIELD executa perfeitamente títulos tanto para Android quanto para PC. Como dispositivo Android puro dá acesso a qualquer jogo no Google Play. E como controle e receptor sem fio, pode transmitir jogos de um PC equipado com as GPUs GeForce® GTX da NVIDIA®, acessando títulos de sua biblioteca de jogos no STEAM de qualquer lugar em sua casa.

Imagem 1“O Projeto SHIELD foi criado por engenheiros da NVIDIA que adoram jogar e imaginaram uma nova maneira de fazê-lo”, disse Jen-Hsun Huang, cofundador e CEO da NVIDIA. “Fomos inspirados por uma visão em que a ascensão das tecnologias móveis e em nuvem nos libertará de nossas caixas permitindo que joguemos em qualquer lugar, em qualquer tela. Imaginamos um dispositivo que pode fazer pelos jogos o que o iPod e o Kindle fizeram para a música e para os livros, permitindo que aproveitemos os jogos de uma maneira nova e arrojada. Esperamos que os jogadores adorem o  SHIELD tanto quanto nós”.

Imagem 2O Projeto SHIELD combina o poder de processamento avançado do NVIDIA Tegra® 4, tecnologia Wi-Fi inovadora com velocidade de jogo, áudio e vídeo em alta definição impressionantes, incorporados a um controle com nível de console. Pode ser usado para jogar em sua própria tela integrada ou em uma telona, e no sofá ou em trânsito.

 Tegra 4 no coração do portátil

Imagem 3No núcleo do Projeto SHIELD está o processador móvel mais rápido do mundo, o novo NVIDIA Tegra 4, que oferece enorme potência com sua GPU personalizada GeForce de 72 núcleos e a primeira aplicação quad-core do núcleo de CPU mais avançado da arquitetura ARM, o Cortex-A15. Esses componentes, combinados com o núcleo de economia de bateria e a tecnologia de economia de energia PRISM 2, oferecem horas de jogo com uma única carga.

 Jogos para Windows e Android

Windows e Android são as plataformas de computação mais bem-sucedidas do mundo, com ecossistemas massivos de desenvolvedores de sistemas e de software. Embora não tenham sido projetadas especificamente para jogos, ambas as plataformas abertas têm atraído milhões de jogadores. O Projeto SHIELD foi projetado para permitir que eles aproveitem os jogos para Android e para Windows de uma maneira nova e empolgante.

O Projeto SHIELD pode baixar jogos para Android instantaneamente, incluindo títulos otimizados para a plataforma disponíveis na loja de jogos TegraZone™ da NVIDIA, que já forneceu mais de seis milhões de downloads a seus clientes. O SHIELD também pode ser usado como um receptor sem fio de jogos para um PC próximo que esteja equipado com uma GPU NVIDIA GeForce GTX 650 ou superior.

Controle com nível de console

O controle ergonômico do Projeto SHIELD foi desenvolvido para o jogador que quer precisão e controle supremos.

 Tela de jogo de retina

Jogabilidade e imagens brilhantes são fornecidas pela tela de retina multitoque integrada de 5 polegadas de alta definição 1280 x 720, com 296 dpi. Além disso, a tecnologia Tegra 4 Direct Touch proporciona ao Projeto SHIELD uma resposta de toque três vezes mais rápida do que as disponíveis em qualquer outro dispositivo sensível ao toque.

 Sistema de alto-falantes portáteis com reflexão de graves e porta sintonizada

Áudio profundo e vibrante é essencial para uma grande experiência de jogos. E o Projeto SHIELD proporciona fidelidade e faixa dinâmica nunca disponibilizadas antes em um dispositivo portátil, por meio de seu sistema personalizado de áudio com porta sintonizada e reflexão de graves, com o dobro da saída de baixa frequência dos laptops de ponta.

O Projeto SHIELD também pode acessar aplicativos para Android como Hulu, Netflix e Slacker Radio, para que os usuários possam curtir seus filmes e músicas em qualquer lugar sem alto-falantes desajeitados e caros, com ou sem fio.

 Suporte de desenvolvedores de jogos de ponta

Desenvolvedores de jogos de ponta expressaram forte apoio ao SHIELD.

Yves Guillemot, cofundador e CEO da Ubisoft, disse: “A Ubisoft sempre se empolga com novos desdobramentos de hardware e o Projeto  SHIELD promete levar uma ótima experiência de jogo tanto para gamers de PC quanto de dispositivos móveis. Ver a versão para PC de Assassin’s Creed III ser executada no dispositivo é um ótimo exemplo disso, e reforça ainda mais o relacionamento de longa data da Ubisoft com a NVIDIA”.

“Com o Projeto SHIELD, a NVIDIA leva a experiência de console de alta performance para os dispositivos móveis”, disse Mark Rein, vice-presidente e cofundador da Epic Games. “Jogos sensacionais como ‘Real Boxing’ e ‘Hawken’, que usam a tecnologia Unreal Engine mais recente, têm uma aparência fantástica no Projeto SHIELD. Isso é só o começo, e estamos realmente empolgados para ver o que mais os desenvolvedores de Unreal Engine farão com tanta potência em um dispositivo de jogos tão compacto”.

“Vindo da abertura da plataforma PC, adoramos a acessibilidade do Projeto SHIELD e a flexibilidade que oferece aos jogadores em qualquer lugar”, disse Bill Wagner, chefe de produção na Meteor Entertainment. “O Projeto SHIELD nos oferece a inovadora capacidade de levar um enorme jogo gratuito para PC, como ‘Hawken’, ao público de jogos portáteis”.

Mais informações estão disponíveis em shield.nvidia.com.

Sobre a NVIDIA

A NVIDIA (NASDAQ: NVDA) despertou o mundo para o poder da computação visual quando, em 1999, criou uma unidade dedicada exclusivamente ao processamento gráfico, a GPU. Atualmente, seus processadores estão embarcados em uma grande variedade de produtos, desde smartphones até supercomputadores. Os processadores móveis da NVIDIA são utilizados em celulares, tablets e sistemas de infoentretenimento em automóveis. Os PC gamers confiam nas GPUs para alcançar uma experiência imersiva nos jogos de última geração. E os profissionais as utilizam para criar gráficos 3D e efeitos visuais em filmes e para projetar qualquer coisa, desde clubes de golfe até grandes aviões. E pesquisadores utilizam as GPUs para transpor as fronteiras da ciência por meio da computação de alta performance. Fundada em 1993 e com sede na Califórnia, a NVIDIA detém mais de 5 mil patentes. Com receita de US$ 4 bilhões no ano fiscal 2011/12, a companhia conta com 6.800 profissionais e mantém operações em mais de 20 países, incluindo o Brasil. Mais informações: www.nvidia.com.br e nas mídias sociais (NVIDIA Brasil no Facebook e @nvidiabrasil no Twitter).

Os comentários estão desativados.