Multinacionais pioneiras em jogos na nuvem adotam como padrão a Plataforma NVIDIA GRID

NVIDIA Seis empresas fecham parceria com a NVIDIA para oferecer o que há de mais novo em jogos na nuvem – uma experiência de PC para jogos de alta performance em qualquer tela, incluindo smart TVs.

São Paulo, 07 de janeiro de 2013—  A NVIDIA anunciou hoje que seis empresas internacionais, líderes em jogos na nuvem, planejam utilizar a Plataforma NVIDIA® GRID™ de jogos na nuvem para oferecer serviços de jogos a empresas provedoras de redes de banda larga globais.

Imagem 1A Plataforma NVIDIA® GRID™ possibilita uma experiência interativa estável e sem interrupções de um PC para jogos de alto desempenho em qualquer lugar, em qualquer tela, incluindo smart TVs, PCs, tablets e smartphones.

NVIDIA® GRID™ é um servidor projetado para servir ao mesmo tempo até 36 vezes mais streams de jogos em alta definição do que os sistemas de jogos na nuvem de primeira geração, com menores atrasos.  É completamente integrado com uma alta densidade de GPUs NVIDIA®, softwares de streaming para aplicações gráficas especializados e a tecnologia NVIDIA® Hypervisor VGX™, que possibilita a múltiplos usuários compartilharem uma GPU.

Os parceiros iniciais da Plataforma NVIDIA GRID incluem Agawi (Estados Unidos); Cloud Union (China); Cyber Cloud Technologies (China); G-cluster Global (Japão); Playcast Media Systems (Israel); e Ubitus (Taiwan).

Imagem 2“Utilizando a Plataforma NVIDIA GRID, nossos parceiros possibilitarão que os usuários joguem em qualquer lugar, a qualquer momento, sem estarem confinados a uma caixa”, explicou Phil Eisler, gerente geral de jogos na nuvem da NVIDIA. “Os games mais fantásticos do mundo agora podem ser jogados com a mesma facilidade com que se gera o stream de um filme, diretamente na TV ou no dispositivo móvel. Não é mais necessário se atrapalhar com discos nem baixar ou instalar arquivos. É só clicar e jogar.”

Arquitetura mais densa de GPU, maior compatibilidade, melhor interatividade

Os consumidores já contam com os benefícios da computação na nuvem para armazenar e-mails e fotografias e para gerar streams de música e filmes. A plataforma NVIDIA GRID lança mão dessa capacidade e transfere os jogos mais modernos para a nuvem, eliminando a necessidade de os consumidores administrarem discos ou instalarem consoles de jogos ao lado de televisores de tela plana.

A Plataforma NVIDIA GRID oferece três atributos principais:

  • Arquitetura mais densa do sistema de GPU:  NVIDIA GRID oferece o maior número de streams de dados interativos simultâneos utilizando servidores multi-GPU e a sofisticada tecnologia NVIDIA VGX de compartilhamento de GPUs. Cada servidor pode gerar até 36 streams de jogos.
  • Maior compatibilidade e escalabilidade: o software e os drivers NVIDIA GRID possibilitam a geração de streams interativos para um conjunto mais abrangente, incluindo desde jogos casuais utilizando poucas funcionalidades gráficas com uma alta densidade de streams, até títulos de alta performance que exigem gráficos de alta resolução.
  •  Melhor interatividade: NVIDIA GRID gera conteúdo em streams que possibilita interação sem interrupções, sem atraso ou latência detectável. A tecnologia NVIDIA GRID reduz a latência do servidor de jogos em até 30 milissegundos em comparação com as soluções anteriores, efetivamente sumindo com o tempo de entrega da rede. Jogar a partir de um servidor NVIDIA GRID dá a mesma sensação de um console conectado à TV.

Entusiasmo dos parceiros com a Plataforma NVIDIA GRID

Seis empresas no emergente mundo dos jogos na nuvem estão trabalhando para oferecer serviços baseados na Plataforma NVIDIA GRID:

Imagem 3 “Os consumidores adoram a conveniência do acesso a qualquer jogo em qualquer lugar instantaneamente. Por isso, os jogos na nuvem são a evolução natural da experiência de jogar. A Plataforma NVIDIA GRID  é uma ferramenta fantástica que oferece aos fornecedores de serviços na nuvem a densidade aumentada para tornar realidade as verdadeiras nuvens de GPU, possibilitando que nossos parceiros de operação, publicação e desenvolvimento reinventem a experiência de jogar utilizando a plataforma Agawi CloudPlay.”   –  Rajat Gupta, cofundador da Agawi, que fornece soluções de jogos B-B na nuvem para tablets e TVs.

“Na China não temos consoles de jogos. Por isso, acreditamos que os jogos na nuvem sejam uma grande oportunidade. A tecnologia NVIDIA GRID é a melhor a que tivemos acesso para o fornecimento de altas densidades de streams de jogos em alta definição para assinantes.”   –   Danny Deng, diretor executivo da Cloud Union, que fornece jogos na nuvem através da rede de IPTV Telecom/Unicom na China.

“Na Cyber Cloud procuramos oferecer serviços de jogos na nuvem por meio de conversores set-top box existentes utilizando canais de vídeo on-demand. Com a Plataforma NVIDIA GRID podemos oferecer muitos canais de jogos on-demand para assinantes de TV digital na China.”   –    Jian Han, gerente geral da Cyber Cloud, uma subsidiária da Novel-Supertv Digital TV Technology Co. de Pequin (NYSE: STV), que oferece jogos nas nuvens por meio de TV a cabo digital e redes IPTV.

“Como pioneira em jogos na nuvem, a G-cluster está sempre à procura de formas de aprimorar seus serviços. A G-cluster está trabalhando com a NVIDIA para reduzir os custos para nossas operadoras de IPTV e melhorar a experiência de nossos assinantes em todo o mundo.”    –    Erik Piehl, presidente da G-cluster, que oferece serviço de jogos sem marca com base na nuvem por meio da SFR e Orange da França.

“O jogo na nuvem está decolando. A tecnologia NVIDIA GRID, TVs com conexão inteligente e a Playcast Media servirão como catalisadores dos jogos na nuvem, fomentando o seu crescimento explosivo em 2013.”    –    Guy de Beer, executivo-chefe da Playcast Media, que fornece serviços de jogos na nuvem para mais de 1,2 milhões de assinantes por meio da Bouygues Telecom da França, da CJ Hellovision da Coréia e da Portugal Telecom.

“A Ubitus tem o prazer de fechar parceria com a NVIDIA para comercializar os sistemas de jogos na nuvem mais escaláveis do mundo. A Ubitus é líder no fornecimento de jogos na nuvem em redes 4G fixas e sem fio, possibilitando que fornecedores de telecomunicações/cabo, OEMs de hardware e desenvolvedores de jogos se beneficiem com as oportunidades de jogos na nuvem de forma verdadeiramente sustentável.”      –    Wesley Kuo, CEO da Ubitus, que fornece um serviço de jogos com base na nuvem por meio da NTT Docomo do Japão, da LGU+ da Coreia e da Verizon dos EUA.

 Plataforma NVIDIA GRID de jogos na nuvem será demonstrada diretamente em Smart TV LG na CES

Na feira internacional CES de 2013, que ocorrerá durante a semana, a NVIDIA fará uma demonstração da plataforma NVIDIA GRID gerando streaming de jogos diretamente para uma Smart TV LG 55LA6900 com uma resolução de 1080p. “Assassin’s Creed III” da Ubisoft é um dos jogos de alta performance que serão apresentados.

“A LG está muito impressionada com as funcionalidades da Plataforma NVIDIA GRID para a geração de streams de jogos em alta qualidade diretamente para Smart TVs da LG, sem a necessidade de consoles”, declarou Bae-Geun Kang, vice-presidente e chefe do Grupo de Desenvolvimento de Software do Laboratório de Pesquisas de TV da LG. “A experiência dos jogos na nuvem da Plataforma NVIDIA GRID em uma Smart TV LG 55LA6900 é bonita para ver, fácil para usar e divertida para jogar.  É como o Netflix para jogos.”

As datas para a cobertura do serviço de jogos na nuvem para as Smart TVs da LG ainda não foram disponibilizadas.

Mais informações estão disponíveis no site da Plataforma NVIDIA GRID de jogos na nuvem.

Sobre a NVIDIA

A NVIDIA (NASDAQ: NVDA) despertou o mundo para o poder da computação visual quando, em 1999, criou uma unidade dedicada exclusivamente ao processamento gráfico, a GPU. Atualmente, seus processadores estão embarcados em uma grande variedade de produtos, desde smartphones até supercomputadores. Os processadores móveis da NVIDIA são utilizados em celulares, tablets e sistemas de infoentretenimento em automóveis. Os PC gamers confiam nas GPUs para alcançar uma experiência imersiva nos jogos de última geração. E os profissionais as utilizam para criar gráficos 3D e efeitos visuais em filmes e para projetar qualquer coisa, desde clubes de golfe até grandes aviões. E pesquisadores utilizam as GPUs para transpor as fronteiras da ciência por meio da computação de alta performance. Fundada em 1993 e com sede na Califórnia, a NVIDIA detém mais de 5 mil patentes. Com receita de US$ 4 bilhões no ano fiscal 2011/12, a companhia conta com 6.800 profissionais e mantém operações em mais de 20 países, incluindo o Brasil. Mais informações: www.nvidia.com.br e nas mídias sociais (NVIDIA Brasil no Facebook e @nvidiabrasil no Twitter).

Os comentários estão desativados.