Importância do bem-estar na gravidez

Com a adoção de uma postura adequada, alongamentos e caminhadas, é possível ter uma gravidez agradável e sem dores na região lombar.

As intensas mudanças físicas e emocionais que estão presentes no dia a dia das mulheres durante a gravidez são importantes para as futuras mamães. Elas abrem espaço para que enfrentem novos desafios e recebam carinho e atenção de familiares e amigos, neste momento de preparação.

Na gestação, é normal que ocorram alterações na respiração, no corpo e nos hormônios femininos, além de dores na região lombar. “Durante a gravidez, a distensão da musculatura abdominal é maior devido ao aumento do útero para acompanhar o crescimento do bebê”, explica Tânia Fleig, fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur (CREFITO 14408F). “Além disso, há sobrecarga na coluna vertebral, especialmente na região lombar, o que aumenta as queixas de dor, mas com orientações posturais, alongamento e relaxamento muscular, é possível ter efeitos positivos e evitar esse desconforto”, complementa Tânia.

Segundo o Instituto Paulistano de Neurocirurgia da Coluna Vertebral é fundamental a realização de exercícios durante a gravidez, porém, é necessário um cuidado para que não haja excesso de peso e para que se mantenha uma postura adequada durante os exercícios. Principalmente durante movimentos frequentes, como sentar, levantar e abaixar, o ideal é que a coluna permaneça sempre ereta. Mesmo no período de gravidez, as futuras mamães podem continuar com suas tarefas habituais do cotidiano. Fica apenas o alerta em relação aos cuidados especiais com a coluna, para que o desconforto possa ser diminuído e para que não decorra em futuros problemas.

A prática de caminhadas diárias e de se alongar contribui para o alívio das dores, porém, é aconselhável que sejam monitoradas pelos profissionais da saúde. É indicado pelo instituto usar saltos mais baixos e sapatos confortáveis para não sobrecarregar as pernas e a coluna, pois conforme a barriga cresce o ponto de equilíbrio da mulher se modifica. Com isso os músculos exercem uma atividade maior para manter a postura e compensar o déficit de equilíbrio causado pelas alterações corporais na gravidez, o que pode causar dores na coluna lombar e pernas. Outra sugestão é utilizar uma órtese abdominal para gestante, que sustenta a barriga sem comprimir o abdômen e ajuda a diminuir o desconforto das costas, fazendo a gestante se sentir melhor.

Para uma boa noite de sono, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral indica que, se possível, é melhor optar por colchões rígidos, deitando-se na posição lateral com um travesseiro baixo sob o pescoço e outro entre os joelhos.

A boa relação com os profissionais da saúde também influencia no resultado do tratamento ao longo da gravidez. Confiar no obstetra e nos demais profissionais da saúde envolvidos contribuirá para uma gestação mais tranquila e segura.

Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br.

Os comentários estão desativados.