Diabéticos podem melhorar a circulação com simples cuidados

Com uma boa dieta alimentar e com o uso de calçados adequados é possível evitar a neuropatia diabética, doença nos nervos causada pelo diabetes.

No dia-a–dia, alguns simples cuidados com os pés podem auxiliar os diabéticos a prevenirem lesões, já que as extremidades do corpo ficam mais sensíveis por conta da má circulação causada pelo alto índice de açúcar no sangue.  Assim como em outras partes do corpo, os pés precisam receber uma grande quantidade de sangue e de oxigênio apropriada para evitar infecções e doenças vasculares, decorrentes da falta de circulação.

“Os diabéticos podem sofrer lesões graves, como queimaduras e feridas, sem perceber”, alerta Tânia Fleig, fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur (CREFITO 14408F). “Por isso é importante que saibam que o uso de água quente, o famoso ‘escalda-pés’, manta térmica ou práticas similares são desaconselháveis em qualquer época do ano”, explica.

Segundo a fisioterapeuta, o ideal para manter pés aquecidos é exercitar os dedos e os tornozelos, na intenção de aumentar a circulação sanguínea. Além do uso de cobertores, meias e mantas, é importante prestar atenção se há mudanças na temperatura e coloração da pele, pois isso pode indicar problemas circulatórios. E, quando os dias estiverem muito quentes, é recomendado o uso de protetor solar no dorso e na sola dos pés para evitar queimaduras.

Outras dicas importantes para os diabéticos, de acordo com a fisioterapeuta são:

  •    Procure caminhar com um calçado adequado e confortável e em superfície plana, na tentativa de manter a boa circulação.
  •   Evite cruzar as pernas quando estiver sentado, pois isso dificulta a circulação do sangue nos pés;
  •    Se for viajar, evite ficar sentado por muito tempo para que o sangue circule com mais facilidade.
  •  Se possível, mantenha um bom controle glicêmico, que se dá com uma boa dieta alimentar e a medicação adequada.

Mais dicas sobre como manter o bem-estar nos dias frios no site:  http://www.seucorpopede.com.br/diasfrios/

Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br.

Os comentários estão desativados.