F-Secure detecta 19 novas famílias de malwares para a plataforma Android

Relatório de ameaças para o ambiente móvel divulgado pela companhia identificou 5.033 pacotes de aplicativos maliciosos, 64% a mais que o número registrado no trimestre anterior.

Um estudo conduzido pela F-Secure (www.f-secure.com) mapeou as principais ameaças cibernéticas para dispositivos móveis no segundo trimestre de 2012. Foram registradas 19 novas famílias de malwares no período, assim como 21 variações de vírus já existentes, a maioria pertencente aos trojans OpFake e FakeInst.

Esse tipo de programa, conhecido como “Cavalo de Tróia”, continua sendo o mais difundido, com 81% das amostras coletadas. Em seguida vêm as ferramentas de monitoramento (monitoring tools), com 10,4%. Uma vez infiltradas nos dispositivos, esses vírus conseguem rastrear ligações, mensagens, contatos e a localização do usuário.

O número de ameaças identificadas em pacotes de aplicativos do tipo APK (Android Application Package Files) foi de 5.033, o que corresponde a um crescimento de 64% quando comparado ao trimestre anterior. Já a quantidade de vírus criados com o objetivo de roubar dados de usuários de tablets e smartphones manteve o alto patamar já observado no trimestre anterior, na ordem de 67,2%.

“O crescimento do número de vírus para dispositivos móveis é notadamente superior em relação ao início deste ano. Os criminosos cibernéticos utilizam a estratégia de direcionar seus ataques onde há um grande número de usuários. Quanto mais pessoas, maiores as chances de obterem êxito”, explica Ascold Szymanskyj, vice-presidente de vendas e operações da F-Secure para a América Latina.

O relatório completo está disponível no endereço eletrônico: http://www.f-secure.com/weblog/archives/MobileThreatReport_Q2_2012.pdf

  Sobre a F-Secure

A F-Secure desenvolve soluções de segurança em software e serviços com o objetivo de proteger conteúdos que trafegam em computadores e dispositivos móveis de empresas e usuários finais. Comercializadas no modelo SaaS, as soluções da F-Secure são utilizadas por mais de 200 operadoras de telefonia em 40 países, totalizando um mercado potencial de 250 milhões de clientes de banda larga fixa e móvel. Fundada em 1988 e com sede em Helsinque, na Finlândia, a F-Secure conta com mais de 990 profissionais espalhados em 20 países, incluindo o Brasil. A empresa está listada na NASDAQ OMX Helsinki Ltd. Website: www.f-secure.com.

Twitter: @FSecure ǀ Facebook: F-Secure

Os comentários estão desativados.