Volte ao tempo escolar pintando com monotipia

A simples técnica de pintura, usada pelos professores de artes para estimular a criatividade das crianças, pode se transformar em lindos trabalhos também entre os adultos.

A monotipia é uma técnica de pintura utilizada há muitos anos por professores para que o aluno compreenda o processo da impressão, ou seja, como transferir para um suporte material (papel, tecido, plástico, acetato, madeira etc) qualquer tipo de signo como letras, palavras ou figuras.

Esse tipo de impressão ou registro remonta aos primórdios da humanidade, são marcas que atravessaram o tempo e tornaram-se tão atualizadas a contemporâneas quanto a mão do homem pré-histórico gravada na caverna. Com adaptações, a técnica pode ser usada também por aquelas pessoas que apreciam trabalhos manuais, como mostra a colaboradora e artesã da Mercur, Edna Zerbeto.

Com apenas um pedaço de cartolina, tintas diversas e muita criatividade, é possível criar diversas formas e estampar camisetas, almofadas, panos de cozinha, entre outros, sempre pensando em reaproveitar ao máximo o material. “Efeitos rápidos, borrões e até manchas que escorrem podem produzir efeitos superficiais, mas que dão uma aparência casual e única ao desenho”, conta Edna Zerbeto.

Confira abaixo o passo a passo do desenho de uma borboleta estampada em camisetas e/ou almofadas usando a técnica monotipia.

Borboleta pintada por meio de monotipia:

Criação: Edna Zerbeto          (www.mercur.com.br)

 Material :

Peça (camiseta ou almofada) de tecido de algodão

Cartolina plastificada tamanho 25cm x 26cm

Pincel redondo ou chato

Tesoura

Tinta tecido Mercur cores: Amarelo limão, Damasco, Ametista violeta, Azul topázio

 Modo de fazer:

1- Dobre a cartolina ao meio, desenhe uma das asas da borboleta e recorte a cartolina dobrada para que a outra metade tenha o mesmo desenho.

 

 2- Abra as asas e pincele em uma delas as tintas de diversas cores bem fartas e separadas. Feche as asas.

 

 3- Sobre uma folha de papel toalha, aperte as asas e retire o excesso de tinta que sairá pela borda.

 

4- Abra as asas e confira se todas as áreas estão preenchidas com as cores.

 

5- Carimbe a borboleta sobre o tecido, com cuidado para não se mover.

 

 6- Complete os detalhes, como as antenas da borboleta, e cole lantejoulas e paetês se quiser dar mais brilho ao trabalho.

 

Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br.

Os comentários estão desativados.