Neoris implementa sistema de gestão SAP para Wilson, Sons

 Projeto contemplou a implementação da solução da SAP em todos os negócios do Grupo abrangendo 29 empresas, com atendimento a todo o back-office e solução logística para o Estaleiro localizado no Guarujá, litoral de São Paulo.

A Neoris (www.neoris.com), consultoria global de TI e negócios especializada em serviços SAP e outsourcing de aplicativos, acaba de concluir o projeto de implementação do SAP ERP para o Grupo Wilson, Sons – um dos maiores operadores de serviços portuários, marítimos e logísticos terrestres do Brasil. Fundada em 1837, a companhia conta com dezenas de operações e instalações distribuídas por diversas localidades brasileiras.

Batizado de ‘Novos Mares’, o projeto contemplou a implementação da versão 6.0 do sistema de gestão empresarial nas 29 companhias do Grupo, envolvendo seis unidades de negócio: Terminais Portuários, Rebocadores, Logística, Agenciamento Marítimo, Estaleiros e Offshore, que apoia plataformas de exploração de petróleo e gás.

O projeto teve duração de 15 meses para as fases de implantação e customizações da ferramenta. A migração envolveu ao todo 15 módulos, incluindo as áreas de finanças, controladoria, controle e planejamento de produção, vendas, gestão de qualidade, manutenção de planta, administração de compras e inventário, gestão de projetos, entre outros.

Além disso, a Neoris implementou toda a parte de back-office do Grupo e ainda a solução para o Estaleiro localizado no Guarujá, no litoral de São Paulo, onde toda a cadeia produtiva foi atendida pela solução SAP. Ao todo foram cerca de 200 profissionais envolvidos, sendo 85 consultores da Neoris no Brasil, sob a coordenação da gerente de projetos Eni Souza.
“Conseguimos unificar as informações financeiras e contábeis, assim como padronizar os processos de compras, informações cadastrais, manutenção e ainda aplicar um modelo contábil aderente aos processos de negócios da empresa”, explica Maíra Quadra, gerente geral do projeto da Wilson, Sons. “Este é um projeto de grande relevância para a Wilson, Sons, por meio do qual esperamos obter ganhos em eficiência operacional e na integração de processos. Foi muito importante contar com o apoio de empresas especializadas na plataforma SAP como a Neoris para nos ajudar nesse desafio”, completa.

A Neoris atuou ainda na parte de gestão de mudanças (Change Management) para as áreas de comunicação, formação de equipes (Team Building), gestão de impactos organizacionais e treinamentos. Ao todo foram cerca de 800 colaboradores capacitados, envolvendo 75 cursos presenciais e 80 módulos e-learning.

“Por conta de seu tamanho e de sua complexidade tecnológica, este foi um projeto extremamente desafiador para a Neoris e que exigiu grande conhecimento técnico e de negócios por parte de nossa equipe. Por conta do planejamento realizado conseguimos avaliar junto com o cliente os temas mais sensíveis e que poderiam causar qualquer impacto e, assim, antecipar soluções para cada um deles”, explica Frederico Vilar, presidente da Neoris no Brasil.

“Estamos muito satisfeitos em ter a Wilson, Sons como nosso cliente e certamente, com a parceria da Neoris, ajudaremos a empresa a integrar os seus processos e unificar as informações, com transparência e eficiência operacional”, afirma Humberto Vieites, diretor de Ecossistema da SAP Brasil. “Com isso, a empresa consegue se concentrar em seu negócio e confiar a automação dos processos na SAP e no seu parceiro”, conclui.

Após todos os sistemas entrarem no ar, em abril de 2012, a Neoris continuará prestando serviços de suporte e manutenção para a Wilson, Sons.
Sobre a Wilson, Sons

A Wilson, Sons, por meio de suas subsidiárias, é um dos maiores operadores integrados de logística portuária, marítima e terrestre no mercado brasileiro. Com mais de 170 anos de história, a companhia oferece completa linha de serviços, em âmbito nacional, a participantes dos setores de comércio nacional e exterior, bem como à indústria de óleo e gás. As principais atividades da Wilson, Sons estão divididas nos seguintes segmentos: Terminais Portuários, Rebocagem, Offshore, Logística, Agenciamento Marítimo e Estaleiros. Para mais informações, visite: www.wilsonsons.com.br/ri; www.twitter.com/wilsonsonsir; www.youtube.com/wilsonsonsir

Sobre a Neoris

A Neoris é uma consultoria global de TI e negócios, especializada em outsourcing de aplicações, integração de sistemas, Business Intelligence, implantação de soluções SAP e serviços gerenciados. É a primeira empresa de origem latino-americana a obter o selo de parceiro global da SAP e oferece ainda serviços de desenvolvimento e suporte de aplicações móveis e customizadas. Suas principais vantagens competitivas – parceria, flexibilidade e proximidade – aliadas ao know-how adquirido por meio de seis Centros de Desenvolvimento de Software pelo mundo, a posicionam no topo dos principais rankings nacionais e internacionais. Em 2012, a Neoris recebeu da SAP o prêmio de Parceiro de Qualidade do ano (SAP® Pinnacle Award) e a IAOP classificou a companhia pelo quinto ano consecutivo como um dos principais fornecedores mundiais de serviços de outsourcing. Com sua sede principal em Miami, na Flórida, a Neoris mantém operações nos Estados Unidos, Europa, América Latina, África e Oriente Médio. Mais informações: www.neoris.com

Anúncios

Os comentários estão desativados.