Crescimento sustentado e grandes volumes impulsionam o 1º trimestre da TCS

Receita foi de US$ 2,73 bilhões – 13,1% de crescimento em relação ao ano anterior

Lucro líquido foi de US$ 604 milhões – 13,6% de crescimento em relação ao ano anterior

Estratégias diversificadas possibilitam crescimento abrangente em mercados e verticais de indústria.

A Tata Consultancy Services (TCS), líder em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, anuncia seu balanço financeiro consolidado no modelo IFRS (International Financial Reporting Standards) referente ao primeiro trimestre, que compreende o período entre 1º de abril e 30 de junho de 2012:

Destaques financeiros do trimestre:

  • Lucros operacionais de US$ 750 milhões, um crescimento de 18,9% quando comparado ao mesmo período do ano anterior
  • Margens operacionais em 27,5%
  • Lucro por ação de US$ 0,31

Destaques de negócios do trimestre:

  • Contratação bruta de 13.831 colaboradores
  • Altas taxas de utilização mantidas em 81,3% (excluindo trainees)
  • 29 novos clientes conquistados

O CEO mundial da TCS, N. Chandrasekaran, comenta o desempenho da companhia no 1º trimestre: “Observamos um crescimento forte e sustentado em todas as linhas de serviços e verticais de indústria impulsionados pelo robusto volume dos principais mercados como América do Norte, Europa e Reino Unido. Absorvemos também o impacto dos aumentos salariais e mantivemos nossa lucratividade em um ambiente volátil”.

Ele acrescentou: “Olhando para frente, a TCS continua visualizando grandes demandas de corporações globais, uma vez que eles abrem caminhos com sucesso em um ambiente cada vez mais complexo. Nossos investimentos em novas tecnologias e plataformas estão dando frutos, com o aumento do impulso ao mercado e estamos confiantes em desempenhar um papel crucial na evolução dos negócios dos nossos futuros clientes”.

S. Mahalingam, CFO mundial da companhia, complementa: “Nossa habilidade em monitorar e manter nossas despesas operacionais para suportar altas receitas nos ajuda a manter margens saudáveis. Isto garante que estamos aptos a realizar investimentos contínuos que se fazem necessários em tecnologia, competências e na infraestrutura que impulsionam o crescimento no longo prazo”.

Ele adiciona: “A grande volatilidade entre as principais moedas e a rúpia indiana continuarão sendo um desafio no curto prazo e estamos tomando as medidas necessárias para mitigar quaisquer riscos decorrentes deste cenário”.

O crescimento no primeiro trimestre foi muito abrangente e foi observado em todos os segmentos da economia, liderada por varejo, telecomunicações e pela indústria financeira. Houve um crescimento equilibrado entre os serviços de TI e outras linhas de serviços, tendo à frente BPO, soluções corporativas e serviços de infraestrutura. Os principais mercados cresceram de maneira inteligente, tais como Reino Unido, Estados Unidos e Europa juntamente com mercados em expansão como a América Latina.

Principais conquistas:

  • Contrato superior a US$ 100 milhões com um varejista líder nos Estados Unidos, como seu parceiro estratégico.
  • Contrato de serviços de gestão de milhões de dólares, ao liderar o fornecimento de serviços de telecomunicações nos Estados Unidos gerenciando seus principais processos de negócios.
  • Contrato de vários anos com uma grande instituição financeira na Austrália para prestar serviços de sistemas de informação, incluindo data warehouse e Business Intelligence.
  • Contrato de alguns milhões de dólares por três anos com a maior Câmara de Compensação Europeia, para fornecer aplicações de TI e serviços de infraestrutura.
  • TCS foi escolhida por uma das maiores empresas de biotecnologia do mundo para participar de um programa regulatório e de gerenciamento de registro e de segurança de medicamentos, em um contrato de vários anos e alguns milhões de dólares.
  • Plataforma de core banking TCS BaNCS foi escolhida por um banco líder na Turquia para suas operações bancárias internacionais.
  • A companhia ganhou um contrato multianual de alguns milhões de dólares para gerenciamento de aplicações em um modelo de gestão de serviços para um líder varejista baseado na América do Norte.

Exemplos de contratos conquistados que dizem respeito a novos serviços:

Produtos

  • Em apoio a sua maturidade e preparação para o mercado, a solução de core banking TCS BaNCS foi escolhida para ser implementada em uma base pré-configurada por duas instituições financeiras na China.
  • TCS BaNCS venceu o mandato para implementar uma nova e abrangente solução de seguro-saúde para um grupo de empresas mútuas de seguros na Europa, permitindo que sejam mais competitivos no mercado ao gerenciarem suas próprias regras de negócio em conformidade com a legislação. A plataforma substituirá todas as suas aplicações atuais.

Mobilidade

  • Preparando um roadmap para transformar processos de negócios para uma empresa farmacêutica global via estrutura de mobilidade corporativa.
  • Construindo um conjunto inovador de aplicativos para tablets para um banco global a fim de implementar clientes em mercados múltiplos.
  • Desenvolvendo aplicativos para um fabricante global de equipamentos de áudio high-end, para possibilitar aos clientes acesso ao conteúdo de entretenimento nos smartphones via cloud computing.
  • Implantar o aplicativo para tablet da TCS Crew Powder TM para uma grande companhia aérea a fim de permitir que os comissários de cabine atendam melhor seus clientes.

Big Data

  • Distribuir insights de última geração utilizando Big Data para uma companhia aérea, um banco nos Estados Unidos e uma empresa de pesquisa internacional.
  • Configurar uma tecnologia de ponta para o armazenamento de dados distribuído por uma empresa hi-tech, utilizando tecnologias Big Data.

Mídia Social

  • Integração de dados de mídias sociais e dados internos de clientes para transformar o envolvimento do cliente para uma empresa global de seguros.
  • Plataforma para analisar a presença das marcas nas mídias sociais, causando impacto nas marcas e nos consumidores.
  • Plataforma inteligente para relacionamento com cliente para a maior companhia aérea global.

Plataformas

  • A plataforma TCS F&A foi escolhida pela maior companhia aérea da Europa para suas operações mundiais em 50 países.
  • A plataforma TCS HCM foi selecionada por um banco líder na padronização de processos de RH, aperfeiçoando a experiência e oferecendo insights aos colaboradores.
  • A plataforma analítica da TCS foi escolhida por diversos clientes.

Inovação e Propriedade Intelectual:

A partir de 30 de junho de 2012, a empresa solicitou 914 patentes, incluindo 59 solicitadas durante o trimestre. Até a presente data, foram concedidas 72 patentes à companhia.

Recursos Humanos:

A empresa continuou a promover contrações para colaborar com o crescimento do negócio. Com os trainees que ingressaram na empresa desde o início do trimestre, entre julho e setembro, as contratações laterais representaram 75% do total de contratações no primeiro trimestre. Houve uma adição bruta total de 13.831 profissionais (adição líquida de 4.962) levando o quadro total de profissionais para 243.545.

A taxa de utilização (excluindo trainees) foi de 81,3% e a taxa incluindo trainees foi de 72,3%. A taxa de rotatividade foi de 12%. “Temos sido capazes de aumentar efetivamente nossa taxa de retenção no primeiro trimestre para mais de 88%, assim como elevar nossas taxas de utilização. A presença dos trainees neste ano já começou,” explica Ajoy Mukherjee, vice-presidente executivo de RH da TCS.

Prêmios e Reconhecimentos

A TCS foi classificada como a quarta marca mais valiosa na indústria de serviços de TI pela Brand Finance. A empresa foi eleita ainda como a maior integradora de sistemas pela Communication, Multimedia and Infrastructure Association of India (CMAI). A Genworth Financial, Inc., reconheceu a TCS como sua fornecedora estratégica do ano. A empresa também ganhou o prestigiado prêmio “Microsoft IT – Supplier Innovator of the Year”.

A companhia se manteve na primeira posição na região nórdica pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com estudo anual elaborado pela KPMG. A TCS China foi posicionada na lista dos 10 principais provedores de serviços de TI no país. A consultoria IDC classificou a TCS BPO como líder mundial de mercado por seu serviços de Business Analytics BPO. A TCS Hong Kong recebeu o Caring Company Award 2012, pelo Conselho de Serviço Social de Hong Kong por conta de sua ela sua atuação na área de responsabilidade social corporativa

A TCS foi ainda classificada em primeiro lugar na Índia pelo Institutional Investor’s 2012 All-Asia Executive Team. Na classificação do FinanceAsia, N. Chandrasekaran está entre os dois melhores CEOs do país; S. Mahalingam recebeu o prêmio de melhor CFO da Índia. N. Chandrasekaran também foi reconhecido como o melhor CEO pela Thomson Reuters Extel India IR Survey.

Sobre Tata Consultancy Services (TCS)

A Tata Consultancy Services (TCS) é uma empresa especializada em serviços de TI, soluções de negócios e outsourcing. Como parte do Grupo Tata, maior conglomerado econômico da Índia, a TCS mantém operações em 42 países e conta com mais de 243.000 profissionais. A receita da companhia no ano fiscal 2011-2012 foi de US$ 10,17 bilhões. A TCS América Latina é o braço de negócios da consultoria indiana que opera em países como Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia e Equador. A empresa conta com mais de 8.000 consultores e cerca de 150 clientes na região. Com operações no país desde 2002, a TCS Brasil fornece serviços e soluções de TI, outsourcing e BPO para cerca de 30 clientes, entre os quais estão as principais instituições financeiras do país, companhias de telecomunicações, empresas de mineração, energia, entre outras. A TCS possui um Centro Global de Desenvolvimento localizado em Alphaville (São Paulo) que conta com dupla certificação CMMI 5, para as áreas de serviços (CMMI-SVC) e desenvolvimento de software (CMMI-DEV). As ações da TCS estão listadas nas bolsas indianas National Stock Exchange e Bombay Stock Exchange. Mais informações: www.tcs.com

Os comentários estão desativados.