Plataforma Kai da NVIDIA reduzirá preços de tablets com Android

Primeiros produtos baseados na nova plataforma devem chegar ao mercado ainda em 2012.

Anunciada recentemente, a plataforma da NVIDIA (www.nvidia.com.br) para tablets quad core, batizada de “Kai”, tem como objetivo reduzir os preços de tablets equipados com o sistema operacional Android sem, no entanto, comprometer o desempenho desses dispositivos. A plataforma irá impulsionar o crescimento das vendas dos processadores Tegra 3 e, com isso, fomentar os negócios voltados à computação móvel.

Atualmente, o custo é uma das barreiras que os fabricantes de tablets enfrentam para expandir as vendas em mercados emergentes como o Brasil. Se as previsões se confirmarem, o país encerrará 2012 com 1 milhão de tablets comercializados, o que corresponderá a menos de 1% do total das vendas mundiais, estimadas pelo Gartner em 118 milhões de unidades para este ano.

“A NVIDIA está trabalhando com todo o ecossistema de parceiros, fabricantes e fornecedores para levar o tablet para uma parcela maior da população que necessita de uma ferramenta de mobilidade para executar suas tarefas pessoais e profissionais. E acreditamos que isso será possível com a chegada ao mercado da plataforma Kai”, destaca Richard Cameron, country manager da NVIDIA no Brasil.

Para atingir o objetivo, inovações foram desenvolvidas para reduzir o consumo de energia, que ocorreram pelo visor e pelos componentes de baixo custo dentro do tablet. Como resultado dos efeitos diretos da plataforma, torna-se possível construir dispositivos quad core com Android e Tegra 3 com preços que podem chegar em torno de US$ 200 no mercado internacional.

Os primeiros tablets com a nova plataforma devem ser lançados ainda em 2012. A expectativa da NVIDIA é de que um total de 30 tablets equipados com o processador Tegra 3 sejam lançados até o final deste ano.

Sobre a NVIDIA

A NVIDIA (NASDAQ: NVDA) despertou o mundo para o poder da computação visual quando, em 1999, criou uma unidade dedicada exclusivamente ao processamento gráfico, a GPU. Desde então, vem desenvolvendo soluções que visam a potencializar a experiência multimídia de usuários de dispositivos móveis, notebooks e PCs. Reconhecida no mercado pelo maciço investimento em inovação, que culminou no lançamento do primeiro kit 3D para PC, a NVIDIA possui soluções voltadas tanto para usuários domésticos, quanto para profissionais. Os processadores GeForce®, por exemplo, são amplamente difundidos no mundo dos games, enquanto os processadores Quadro® são adotados por empresas que demandam extrema precisão gráfica em seus projetos. Fundada em 1993 e com sede na Califórnia, a empresa detém mais de 2.100 patentes nos EUA. Com receita de US$ 3,54 bilhões no ano fiscal 2010/11, a NVIDIA conta com 6.800 profissionais e mantém operações em mais de 20 países, incluindo o Brasil. Mais informações: www.nvidia.com.br. Assista NVIDIA no Discovery Channel: http://www.youtube.com/watch?v=iX93vj2zclM

Os comentários estão desativados.