Estimular a circulação sanguínea ajuda a manter o corpo aquecido em dias frios

Atividades físicas e até mesmo simples exercícios podem melhorar a circulação sanguínea nas extremidades e manter o corpo aquecido durante o inverno.

O inverno está se aproximando. Muitas pessoas já aguardam ansiosas a chegada do período mais frio, outras aproveitam ao máximo os últimos dias do outono. Logo mais os termômetros vão marcar baixas temperaturas e passaremos a nos preocupar em como nos manter aquecidos, seja durante o dia no ambiente de trabalho ou em casa no momento de descanso.

Pessoas que sofrem de dores crônicas ou até mesmo as mais saudáveis podem e muitas vezes precisam se cuidar mais nos dias frios, pois as baixas temperaturas podem causar patologias nas articulações e nos nervos.

Com o frio, o sangue tende a circular pelo corpo com um pouco mais de dificuldade e até mesmo o simples hábito de dormir ou ficar encolhido por causa do frio pode gerar tensões musculares e contraturas.

Pés e mãos gelados também incomodam nesse período. “Essas alterações da temperatura das extremidades do corpo ocorrem devido às oscilações na circulação do sangue. Com as temperaturas baixas os vasos sanguíneos se contraem e o sangue circula com mais dificuldade”, explica Tânia Fleug, fisioterapeuta da Mercur.

Manter com regularidade as atividades físicas mesmo no inverno é uma forma de ativar a circulação sanguínea. Há também alguns exercícios simples que podem ser feitos a qualquer hora do dia. “Movimentar os pés como se estivesse acelerando ou desacelerando um carro e massagear a região do punho com movimentos circulares ajuda a bombear o sangue para as extremidades”, ensina Tânia.

E, por fim, quando chegar o momento de descansar, existem opções como bolsas para água quente, que podem ser colocadas na cama antes de deitar para manter o local aquecido ou para esquentar os pés enquanto pegamos no sono.

Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br.

Os comentários estão desativados.