Confira dica para manter o tecido firme no momento da pintura

Usando um pedaço de madeira e cola para artesanato, é possível criar uma base colante que manterá o tecido esticado enquanto é pintado.

O artesanato faz parte da cultura popular brasileira e representa a identidade da população. Mesmo quem pensa não ter habilidade manual, já desmanchou uma barra de calça ou até mesmo pregou um botão num ato de improviso. Hoje em dia, com o grande número de blogs e formas de contato online percebe-se que o artesanato vai além do trabalho com as mãos, também é uma forma de trocar ideais, experiências e conhecer pessoas. Mesmo os artistas mais experientes, procuram conversar e trocar ideias para aprimorar o trabalho com dicas que podem ajudar no dia-a-dia.

Para aqueles que trabalham com pintura, a artesã e colaboradora da Mercur (www.mercur.com.br), Edna Zerbeto, apresenta uma dica para evitar que o tecido escorregue das mãos ao receber a tinta. “Na pintura em tecido é muito importante que o tecido fique bem esticado para que o pincel corra por sobre a superfície sem movimentá-lo ou provocar rugas. Para que isso aconteça podemos criar uma base usando cola permanente. A chapa com cola permanente terá a mesma função do bastidor para o bordado e vai facilitar a pintura mesmo com pinceis de cerdas mais duras”, explica Edna.

Modo de fazer:

1)       Prepare uma placa de MDF ou chapa dura;

2)       Para que a cor da placa ou da chapa não interfira nas cores das tintas usadas na pintura, é indicado passar uma ou duas demãos de tinta acrílica branca por toda a sua extensão (esse procedimento será feito apenas uma vez). Para isso pode-se usar um rolinho de espuma, uma trincha, ou até mesmo um pincel largo. Deixe secar por duas horas ou até sentir que está perfeitamente seco.

3)       Aplique a cola permanente para artesanato sobre a placa e espalhe com um pedaço de papel cartão. Também pode usar um cartão de PVC velho que não esteja mais sendo usado. Desta maneira a camada ficará fina e bem distribuída.

4)       Deixe secar por uma hora ou até comprovar que a cola aplicada esteja totalmente seca.

5)       Estenda o tecido sobre a superfície da placa com a cola e vai perceber que ele vai ficar esticado, mas sem movimento por causa da cola.

6)       Depois de pintado, o tecido pode ser removido facilmente sem resíduos de cola. A superfície de madeira em que foi aplicada a cola poderá ser usada várias outras vezes, pois a cola continuará com aderência durante algum tempo.

Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores, estabilizadores, etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br

Os comentários estão desativados.