Saiba como se alimentar no dia da Corrida Internacional de São Silvestre

Milhares de pessoas participam todo ano de uma das mais conhecidas corridas de rua do mundo, a São Silvestre. Mas muitas delas não sabem como se alimentar da maneira correta no dia do evento. E é pensando neste público que André Pellegrini, nutricionista do Centro de Bem-Estar Levitas (www.levitas.com.br), dá algumas dicas para que todos completem a prova bem preparados e com segurança.

Para correr bem a prova é preciso manter os horários habituais das refeições, porém no almoço é importante ingerir pouca gordura e proteína, como carnes e ovos, além de aumentar a quantidade de carboidrato (arroz, batata, macarrão e feijões). “É muito comum as pessoas cometerem excessos na alimentação, por acharem que como a corrida consome bastante energia é preciso comer mais, o que não é verdade. O importante é manter a sua rotina usual”, explica Pellegrini.

Outra dica é chegar ao local da prova uma hora antes do início e beber cerca de um litro de líquidos nas duas horas que antecedem a largada, sendo metade sucos de caixinha ou isotônico e complementando com água. E ainda dentro deste período, o profissional recomenda ingerir uma barra de cereal, uma banana e uma fatia de pão branco com manteiga. “Esses alimentos garantirão a energia que será gasta durante a prova”, enfatiza.

Também é importante respeitar a vontade de ir ao banheiro. “Assim como o consumo de líquidos é imprescindível, é preciso ter muita atenção na hora de urinar. As pessoas podem ficar tensas ou mesmo acabam não dando atenção às necessidades do corpo e acabam se contendo, porém é preciso respeitar o funcionamento do organismo para garantir melhor desempenho, além de não prejudicar a saúde”, destaca.

Já, ao longo da prova, o nutricionista explica que é importante consumir líquidos (água e isotônico) em pequenas quantidades, repetidas vezes, sendo pelo menos um litro durante o percurso, nos postos de hidratação. Vale lembrar que para manter a energia, é indicado a ingestão de um gel de carboidrato ou uma bisnaga com geleia a cada 30 minutos. “O gel é próprio para esse tipo de evento e digere melhor, mas quem não tem pode substituir por uma opção caseira, que é a bisnaga com geleia”, reforça.

Por fim, quando terminar a corrida, Pellegrini orienta que as pessoas façam uma alimentação com pouca proteína e gordura nas duas primeiras horas e que comam frutas e tomem isotônicos para suprir as perdas de calorias e líquidos do corpo durante a prova. “Após essa fase, a alimentação poderá voltar ao normal e, seguindo essas dicas, os participantes poderão correr os 15km com tranqüilidade e obter melhores resultados”, finaliza.

Sobre o Levitas:

Criado em 2001 pelo cirurgião plástico e oncologista, Dr. Américo Marques, o Centro de Bem-Estar Levitas tem como objetivo proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos seus clientes, respeitando o perfil de cada um na busca pelo bem-estar e pensando a medicina de forma integrada. Para isso, apoia-se em uma linha de trabalho baseada em atividades físicas, tratamentos estéticos, fisioterápicos e nutrição. O Levitas conta com profissionais altamente capacitados e apresenta como diferencial de mercado o acompanhamento full time dos clientes por um time de educadores físicos e fisioterapeutas. Os serviços incluem atividades físicas como musculação, postural, caminhadas e corridas monitoradas ao ar livre no Parque do Ibirapuera, Yoga, tonificação, Mat Pilates, ginástica funcional, hidroginástica, dança, bike, alongamento, Studio Pilates, Power Plate, reabilitação esportiva e RPG, bem como atividades específicas para gestante e pessoas com osteopenia e osteoporose. Na área de Touch (estética) destaque para o tratamento da hiperbárica (exclusivo Levitas), drenagem linfática, massagem relaxante, modeladora, Shiatsu, pedras quentes, peeling, entre outras. O centro de bem-estar conta com 900 clientes ativos, na faixa etária de 26 a 55 anos, sendo 68% composto por mulheres. O Levitas possui um dos mais altos índices de satisfação do mercado, 50% dos clientes frequentam o espaço há mais de 5 anos. Mais informações pelo website: www.levitas.com.br ou pelo telefone (11) 3054-7922

Anúncios

Os comentários estão desativados.