Tata Consultancy Services desenvolve software para as indústrias de siderurgia e mineração

Ferramenta criada nos laboratórios de inovação da companhia auxilia na otimização do processo de transformação do minério de ferro em pelota. A indiana Essar Steel e a brasileira Samarco já adotaram o software em suas unidades industriais e relatam ganhos significativos na redução do consumo de combusível.

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa de tecnologia da informação do Grupo Tata, anuncia o lançamento comercial no Brasil do software chamado Virtual InduratorTM, desenvolvido em seu Centro de Pesquisa em Pune, na Índia, um dos 19 Laboratórios de Inovação da companhia no mundo. A ferramenta destina-se à otimização do processo de endurecimento durante a pelotização de partículas de minério de ferro, uma operação considerada crucial nas indústrias de siderurgia e mineração.

A adoção deste software já resultou em melhorias significativas na escala industrial. A siderúrgica Essar Steel, com sede na Índia, implementou Virtual InduratorTM em duas de suas unidades de pelotização, ajudando a otimizar a produtividade com a qualidade desejada. Recentemente, a ferramenta foi instalada pela TCS – em conjunto com a fornecedora do sistema especialista CEMI – em uma das plantas de pelotização da Samarco Mineração S.A, companhia de mineração controlada pela brasileira Vale e pela australiana BHP Billiton. No caso da Samarco, resultados indicam uma redução no consumo de combustível da ordem de 2% a 3%.

“A adoção da ferramenta Virtual Indurator associada a um sistema especialista, agregadas às boas práticas acumuladas ao longo do tempo pela Samarco e inseridas na inteligência do sistema, proporciona atualmente à empresa um ganho importante no que diz respeito à redução do consumo de gás natural, sem diminuir a qualidade do produto final, além de outros ganhos relacionados à previsibilidade e diagnóstico do processo de pelotização”, explica Marcos Cavalcante, engenheiro da Samarco responsável pelos fornos da gerência de engenharia de processo e automação, na unidade de Ubu, município de Anchieta, no Espírito Santo.

A pelotização consiste basicamente na transformação de finos de minério de ferro em pelotas (esferas de 8 a 18 milímetros). Realizar esse processo de maneira eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer planta de pelotização, uma vez que reduz custos de produção e eleva a produtividade. No entanto, otimizar o processo de pelotização apresenta importantes desafios, especialmente por ser uma operação complexa e de energia intensiva, com rigorosos requisitos de qualidade e normas de emissão de gases.

A ferramenta da TCS Virtual InduratorTM fornece a engenheiros de processo e a operadores das plantas um rico conjunto de informações que auxilia na maximização de produtividade do forno, na melhoria da qualidade da pelota desejável e na redução do uso do combustível utilizado. O software simula ainda o processo de endurecimento das pelotas, levando em conta as características das matérias-primas, tais como minério de ferro, carvão ou coque, calcário ou cal, bentonita ou aglomerante orgânico, juntamente com as condições operacionais e dimensões físicas da unidade industrial.

Qualidade é algo extremamente importante na indústria siderúrgica. Caso pelotas de baixa qualidade sejam introduzidas nos processos COREX, MIDREX ou altos-fornos ocorrerá a redução da produtividade do forno e/ou a qualidade final do aço. Assegurar a alta qualidade das pelotas muitas das vezes requer a redução de produção, que desta forma, eleva o custo de produção das pelotas e o impacto negativo e imediato na rentabilidade da empresa produtora.

Quando instalado on-line, o software pode ser ligado a um sistema especialista que, por sua vez, conversa com o sistema de automação, no qual são inseridas, filtradas e atualizadas as informações de qualidade provenientes dos laboratórios, dados de consolidação de produção obtidos via sala de controle e, finalmente, outros parâmetros úteis de processos para otimização. A partir de então os dados são entregues para o Virtual InduratorTM e são geradas as simulações de processo. Assim que elas ocorrem, o processo inverso é feito e de forma preditiva os sistemas especialista e de automação atuam manipulando todo o processo de queima de pelotas, garantindo assim produtividade e eficiência energética do forno de endurecimento de pelotas de minério de ferro.

“Esta ferramenta de simulação foi desenvolvida pela TCS para atender às necessidades das indústrias de siderurgia e mineração. Com o Virtual InduratorTM, além de melhorar a previsibilidade do processo, conseguimos garantir produtividade dos fornos e reduzir o consumo de combustível, principalmente quando as características das matérias-primas seguem mudando com o tempo”, afirma Venkataramana Runkana, cientista responsável pelo desenvolvimento da ferramenta no Laboratório de Inovação em Engenharia de Processos da Tata Consultancy Services na Índia.

 Sobre Tata Consultancy Services (TCS)

A Tata Consultancy Services (TCS) é a empresa de tecnologia da informação do Grupo Tata, que atua na entrega de serviços de TI, soluções de negócios e outsourcing. A TCS opera em 42 países e conta com mais de 214.000 profissionais. A companhia encerrou o ano fiscal 2010-2011 com faturamento de US$ 8,2 bilhões. A TCS América Latina é o braço de negócios da empresa indiana que opera em países como Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia e Equador. Mais de 7.200 consultores fornecem serviços de TI, outsourcing e BPO para mais de 150 clientes. Com operações no País desde 2002, a TCS Brasil conta com mais de 700 profissionais e cerca de 30 clientes, entre os quais estão as principais instituições financeiras do país, companhias de telecomunicações, manufatura e serviços. A companhia possui um Centro de Desenvolvimento no Brasil, localizado em Barueri (São Paulo), que conta com dupla certificação CMMi 5, para as áreas de serviços (CMMI-SVC) e desenvolvimento de software (CMMI-DEV). A empresa detém ainda as certificações máximas referentes à Segurança da Informação (ISO27001) e Gerenciamento de Serviços de TI (ISO20000). Website: www.tcs.com

Anúncios

Os comentários estão desativados.