Seminários online abordam o uso de tecnologias para regularização de propriedades rurais

Eventos gratuitos discutem como a tecnologia geoespacial pode contribuir para projetos de conservação do meio ambiente, além das mais recentes ferramentas baseadas na plataforma web para elaboração do Cadastro Ambiental Rural.

Estar em dia com a legislação ambiental e poder ter acesso a financiamentos, licenças ambientais e outros mecanismos de fomento às atividades agrícolas. Esse é o objetivo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), instrumento previsto no programa Mais Ambiente do governo federal e que consiste em um registro cartográfico dos imóveis junto às Secretarias de Meio Ambiente para detalhamento das áreas de preservação permanentes (APPs), de reserva legal e aquelas remanescentes de vegetação nativa.

Para abordar como a tecnologia geoespacial vem contribuindo para acelerar a elaboração desse cadastro de forma eletrônica, além de destacar as principais aplicações de imagens de satélite para a área ambiental, a Astrium GEO e a Tecnomapas promovem nos dias 16 e 17 de novembro, às 11h, dois seminários online que poderão ser acompanhados gratuitamente pelos internautas.

As inscrições para os dois webinars podem ser feitas diretamente pelos links abaixo:

Dia 16/11: https://www2.gotomeeting.com/register/929950722

Dia 17/11: https://www2.gotomeeting.com/register/302108402

O primeiro evento, no dia 16, enfatizará as principais aplicações de imagens de satélite para o meio ambiente e como elas são utilizadas como base de conhecimento para projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD, na sigla em inglês). Já no dia 17 serão apresentadas ferramentas de geotecnologia que possibilitam a elaboração do CAR via internet, com destaque para o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM), já utilizado com sucesso por Estados como Pará e Mato Grosso, que possuem os maiores índices de adesão ao CAR do país. O Mato Grosso, por exemplo, já conta com o cadastro de 14.282 propriedades, o que representa uma área superior a 20 milhões de hectares.

O seminário do dia 16 será apresentado por Michael Daamen, responsável pela área de suporte técnico de produtos da Astrium GEO Brasil e por Eric Sousa, desenvolvedor de negócios da empresa. Já no dia 17, quem conduzirá a apresentação será o gerente de tecnologia da informação da Tecnomapas, Rodrigo Soares Vital. Os participantes poderão enviar perguntas aos palestrantes por meio do chat e, após o webinar, serão enviados certificados digitais a todos que estiverem online na sessão.

 Serviço:

 1º Webinar: “Aplicações de imagens de satélite para o meio ambiente”

Data: quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Horário: 11h às 11h50

Inscrições: https://www2.gotomeeting.com/register/929950722

 2º Webinar: “Sistemas ambientais com geotecnologia para CAR”

Data: quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Horário: 11h às 11h50

Inscrições: https://www2.gotomeeting.com/register/302108402

 Sobre a Astrium GEO-Information Services

Criada por meio da união entre a Infoterra e a Spot Image, subsidiárias da EADS Astrium, a Astrium GEO-Information Services fornece um portfólio de produtos e serviços de observação da Terra e informação geográfica que têm como objetivo agregar valor aos seus clientes. A companhia opera uma constelação de satélites multiresolução com sensores ópticos (SPOT) e sensores por radar (TerraSAR-X, TanDEM-X). A Astrium GEO oferece ainda imagens provenientes de outros satélites programáveis de parceiros, como Formosat-2 e Deimos. Com alto nível de precisão e escala global, essas imagens são amplamente utilizadas por governos, empresas e ONGs como ferramentas de inteligência para aplicações nas áreas de agricultura e meio ambiente, energia, engenharia e infraestrutura, mineração, planejamento urbano, defesa e segurança pública. A companhia conta com cerca de 1 mil profissionais e escritórios em mais de 20 países, entre eles o Brasil. A Astrium-GEO dispõe de um mosaico de imagens atualizadas em alta resolução cobrindo todo o território nacional. Mais informações: www.astrium-geo.com

Anúncios

Os comentários estão desativados.