Lição de casa para pais e filhos

O relacionamento dos pais com o ambiente escolar dos filhos é fundamental para incentivar os pequenos a estudarem e apresentarem bons resultados, tornando-os cada vez mais confiantes e felizes.

Os pais têm participação fundamental no desempenho escolar dos filhos, seja acompanhando o que acontece na escola, ou mesmo estando ao lado dos pequenos no momento em que eles fazem a lição de casa. Segundo informações do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento, os pais creditam a si mesmos 77,22% da influência sobre o desempenho escolar dos filhos, mas apesar de reconhecerem sua responsabilidade, uma parte significativa acredita que é compromisso da escola ensinar os valores às crianças e aos adolescentes.

“Trata-se de um trabalho conjunto que envolve professores e familiares”, conta Márcia Murillo, pedagoga da Mercur. Segundo Márcia, a companhia do adulto na realização das atividades extraclasses proporciona à criança o encontro entre gerações, assim como a possibilidade de desenvolver a confiança em si e no mundo que o rodeia. Construir combinados, falar com os professores e cultivar um ambiente familiar que respeite o próximo desde a primeira infância, são alguns pontos essenciais para os pais que desejam proporcionar aos seus filhos experiências significativas que contribuam no processo de aprendizagem, destaca a pedagoga.

Auxiliar nos deveres de casa, incentivar a leitura e se envolver nos eventos escolares são formas de melhorar essa relação entre pai e filho no que diz respeito à educação, pois com isso a criança se sente mais importante na vida familiar, o que contribui para o aprendizado.

Vale destacar que as atividades extraclasses têm uma função pedagógica importante, pois além de ensinar a criança a construir uma relação de responsabilidade e autonomia, estimula o hábito do estudo.

“Criar uma rotina de estudo em casa e disponibilizar um espaço para incentivar a criança a desenvolver essas atividades pode ser um começo de uma relação saudável com as atividades extraclasses. Os pais precisam estar próximos para esclarecer as dúvidas dos filhos, mas nunca fazer a tarefa no lugar deles, já que agindo assim, contribuem efetivamente para a construção da autonomia da criança”, finaliza a pedagoga.

 Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br.


Anúncios

Os comentários estão desativados.