Especialista em computação paralela da NVIDIA participa de evento em Vitória

Durante o SBAC-PAD 2011, conhecedores da Computação de Alta Performance de todo o mundo, terão oportunidade de conhecer mais sobre o assunto e descobrir as novidades do setor.

A NVIDIA, criadora da GPU – unidade de processamento gráfico, marca presença no 23º Simpósio Internacional de Arquitetura de Computação de Alta Performance – SBAC-PAD 2011, que acontece  em Vitória, no Espírito Santo, entre os dias 26 e 29 de outubro. Na ocasião, David Kirk, que atuou como cientista-chefe na NVIDIA por 12 anos falará sobre como as GPUs (unidades de processamento gráfico) revolucionaram o mercado gráfico e impactaram a área de computação visual.

O SBAC-PAD, conferência anual e internacional que acontece desde 1987, é conhecida por apresentar novos desenvolvimentos em aplicações de alta performance computacional, bem como as últimas tendências em computação, arquiteturas,  processamento paralelo e tecnologias. O evento tem forte participação internacional, com participantes de dezenas de países.

Também participarão do evento, Jack Dongarra, mestre em Ciência da Computação e criador da Top500 (ranking dos supercomputadores), da University of Tennessee & Oak Rodge National Laboratory e profissionais da Carnegie Mellon Unversity, dos Estados Unidos e do Centro de Supercomputação de Barcelona, na Espanha, além de outros especialistas no assunto.

Serviço:

23º Simpósio Internacional de Arquitetura de Computadores de Computação de Alta Performance  – SBAC-PAD 2011

Onde: Radisson Hotel – Av: Saturnino de Britto, 217 – Praia do Canto – Vitória / ES

Quando: dias 26,27, 28 e 20 de outubro de 2011

Mais informações: http://sbac-pad-2011.lsc.ic.unicamp.br/

David Kirk – atuou como cientista-chefe na NVIDIA de 1997 a 2009, cargo no qual liderou o desenvolvimento de tecnologia gráfica para plataformas responsáveis pela popularização do entretenimento do consumidor. Entre junho de 1996 e janeiro de 1997 atuou como consultor de software e de gestão técnica. De 1993 a 1996, Dr. Kirk foi o cientista-chefe e chefe de tecnologia para o Crystal Dynamics, uma empresa de fabricação de videogames. De 1989 a 1991, Dr. Kirk trabalhou na Apollo Division da HP como engenheiro de sistemas. Kirk têm os títulos de bacharel e mestre em Engenharia Mecânica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, além de mestrado e Ph.D em Ciência da Computação do Instituto de Tecnologia da Califórnia – Caltech.  Em 2002, recebeu o ACM SIGGRAPH – Computer Achievement Award, prêmio por suas significativas contribuições para trazer os benefícios da computação gráfica de alta performance para o mercado de massa. Em 24 de fevereiro de 2006 foi eleito para Academia Nacional de Engenharia. Dr. Kirk criou 50 patentes e aplicações de patentes relativas a design gráfico e algoritmos e publicou mais de 50 artigos sobre tecnologia gráfica. Kirk foi homenageado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia em 2009 com o prêmio Distinguished Alumni, a sua mais alta honraria, por seu trabalho na indústria de tecnologia gráfica. Em 2006, ele foi eleito para a Academia Nacional de Engenharia por seu papel em trazer gráficos de alto desempenho para computadores pessoais. Kirk também é autor de livros sobre computação gráfica.

 Sobre a NVIDIA

A NVIDIA (NASDAQ: NVDA) despertou o mundo para o poder da computação visual quando, em 1999, criou uma unidade dedicada exclusivamente ao processamento gráfico, a GPU. Desde então, vem desenvolvendo soluções que visam a potencializar a experiência multimídia de usuários de dispositivos móveis, notebooks e PCs. Reconhecida no mercado pelo maciço investimento em inovação, que culminou no lançamento do primeiro kit 3D para PC, a NVIDIA possui soluções voltadas tanto para usuários domésticos, quanto para profissionais. Os processadores GeForce®, por exemplo, são amplamente difundidos no mundo dos games, enquanto os processadores Quadro® são adotados por empresas que demandam extrema precisão gráfica em seus projetos. Fundada em 1993 e com sede na Califórnia, a empresa detém mais de 2.100 patentes nos EUA. Com receita de US$ 3,54 bilhões no ano fiscal 2010/11, a NVIDIA conta com 6.800 profissionais e mantém operações em mais de 20 países, incluindo o Brasil. Mais informações: www.nvidia.com.br. Assista NVIDIA no Discovery Channel: http://www.youtube.com/watch?v=iX93vj2zclM

Anúncios

Os comentários estão desativados.