Pesquisa mapeia comportamento do solteiro no Brasil

O ParPerfeito, maior site de relacionamento do país, realiza um estudo com quase 20 mil solteiros e descobre o que eles realmente buscam em um relacionamento afetivo. 

O que os homens realmente querem é casar, ter filhos e viver uma vida em família, abrindo mão até mesmo de sair com os amigos para beber. Difícil de acreditar? Pois é o que mostra o primeiro estudo já realizado no Brasil com 18.862 solteiros que utilizam o ParPerfeito (http://www.parperfeito.com.br/), maior site de relacionamento do país. De acordo com a pesquisa, realizada em maio de 2011, os papéis e anseios de homens e mulheres estão se invertendo.

 Embora ambos tenham opiniões bem parecidas, as mulheres ficam levemente atrás deles no desejo de se casar um dia. Eles acreditam que o casamento seja para sempre e quando estão em um relacionamento não fazem tanta questão de atividades individuais quanto elas – por incrível que possa parecer. São apenas 35% das mulheres dispostas a abdicar do tempo para si contra 46% dos homens afirmando que abrem mão de programas mais masculinos para ficar com a amada (tabela 1). Os homens levam fama de durões e pouco suscetíveis ao romance aparentemente injustamente, afinal sete em cada dez admitem já terem sido flechados pelo cupido no primeiro olhar (tabela 2). Além disso, na visão masculina a expressão “Eu te amo” quer dizer “Eu quero passar o resto da minha vida com você”, enquanto para a maioria das mulheres, ela simplesmente demonstra que “Eu quero você na minha vida” (tabela 3).

 Esta talvez seja uma das estatísticas mais interessantes deste estudo, que foi respondido de forma anônima e sigilosa pelos usuários. Enquanto quase dois de cada três homens querem ser pais, a proporção de aspirantes a mãe é bem menor: apenas 43% responderam ter esse desejo. E as discrepâncias não param por aí. As mulheres são mais decididas e os homens mais maleáveis: 32% delas deixam claro que não desejam ter filhos sob nenhuma circunstância, enquanto apenas 16% deles dizem o mesmo (tabela 4).

 Já se sabe que elas tendem a ser mais exigentes na busca por um parceiro e esse comportamento não mudou. Enquanto apenas 11% deles se oporiam a namorar uma mulher desempregada, o índice de solteiras irredutíveis nesse assunto é bem mais alto: mais da metade não se relacionaria com quem não estivesse trabalhando no momento (tabela 5). No que diz respeito aos atributos físicos, os solteiros parecem não ser assim tão exigentes quanto se pode imaginar. Quando questionados sobre as qualidades que gostariam de encontrar em seu par perfeito, os homens colocaram a beleza física em sétimo lugar e as mulheres em décimo. Muito mais bem colocados estão as pessoas fieis, sinceras, decididas, românticas, companheiras e idealistas, nesta ordem (tabela 6).

 Ou seja, quem pensa que malhar alucinadamente é a solução para sair da solidão, pode ir baixando os halteres. Mulheres um pouco acima do peso são mais buscadas do que as musculosas e isso vale também para o sexo oposto: os machões sarados perdem pontos para os normais com quilinhos extras (tabela 7). O curioso é que o perfil dos usuários de sites de relacionamento contradiz o estereótipo de pessoas tímidas e sem vida social. Homens e mulheres afirmam utilizar o site para encontrar parceiros com mais objetividade, afinal existe a possibilidade de filtrar os candidatos conforme seus gostos e características. Além disso, a grande maioria tem uma vida social ativa e movimentada e sai pelo menos de 1 a 2 vezes por semana (tabela 8).

 Veja abaixo as tabelas mencionadas acima:

 Tabela 1:

 Qual dessas atividades individuais é indispensável para você dentro de um relacionamento?

 Tabela 2:

 Você já se apaixonou à primeira vista?

 

 

 

 

 

 

Tabela 3:

 O que significa “eu te amo” para você?

  Tabela 4:

 Você pretende ter filhos?

 Tabela 5

 Você namoraria uma pessoa desempregada?

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 6

 Quais as qualidades que você gostaria de encontrar no seu par perfeito?

 Tabela 7

 Que tipo físico você gostaria que seu parceiro tivesse?

 Tabela 8

 Com que freqüência você costuma sair?

 Sobre o ParPerfeito:

Fundado no ano de 2000, o ParPerfeito pertence ao grupo Match Latam, resultado da fusão dos dois gigantes em relacionamento online: Meetic e Match.com, e conta com aproximadamente 30 milhões de usuários no Brasil. Entre os seus principais diferenciais para os usuários está a excelência tecnológica, que permite buscas detalhadas por critérios específicos dos perfis cadastrados, ferramentas de interação entre os usuários, política de privacidade, além da facilidade de navegação do site. Os consumidores podem se cadastrar a qualquer momento gratuitamente, porém somente os usuários pagantes têm acesso a benefícios e ferramentas exclusivos.  http://www.parperfeito.com.br/.

 Sobre o Match Latam:

O Match Latam é resultado da fusão na América Latina dos dois gigantes em relacionamento online: Meetic e Match.com. Operando desde março de 2010, é proprietário dos sites ParPerfeito, o maior em relacionamento online no Brasil, Divino Amor, portal direcionado a evangélicos, e G Encontros, para gays, lésbicas e bissexuais. O grupo ainda opera em outros países, como Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru e tem 60 milhões de usuários na América Latina. http://www.matchlatam.com/.

Anúncios

Os comentários estão desativados.