Cuidados com o equilíbrio e região lombar são fundamentais na prática de exercícios

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 80% da população em todo o mundo já apresentaram uma ou mais crises de lombalgia (problemas na região lombar). As causas são variadas, mas os maiores problemas são relacionados à postura incorreta.

 É comprovado que praticar exercícios físicos ajuda a fortalecer a musculatura e melhorar a postura e o alongamento. As modalidades esportivas também colaboram para diminuir cada vez mais a taxa de mortalidade, pois qualquer pessoa comum que pratique atividades físicas regularmente reduz em cerca de 80% a probabilidade de sofrer com doenças como diabetes, problemas de pressão e até as conhecidas dores nas costas, segundo a OMS. Mas com a correria do dia-a-dia, a prática diária de exercícios torna-se um grande desafio para boa parte das pessoas. 

 A cobrança existe, mas é fundamental que a pessoa tenha um comprometimento e não sofra pelas ausências causadas por fatores que surgem inesperadamente, como as horas perdidas no trânsito ou uma reunião prolongada. Por outro lado, é necessária a compreeensão e parceria do profissional da saúde para tornar a prática mais agradável.

 Para aqueles que não praticam ou estão iniciando a atividade física é recomendada atenção na execução dos exercícios para não sobrecarregar os músculos da região lombar ou perder o equilíbrio. Alguns acessórios, se usados corretamente, garantem maior equilíbrio e contribuem para amenizar o impacto causado.

 Tânia Fleig, fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur (CREFITO 14.408F), sugere algumas atividades que podem ser realizadas em casa ou na academia para fortalecer a musculatura e, consequentemente, prevenir lesões relacionadas à perda óssea e à frouxidão ligamentar.

                                                     Agachamento – para fortalecimento de membros inferiores. De pé sobre o Disco Flex, mantenha a coluna ereta enquanto dobra os joelhos até formar um ângulo de 90 graus na posição agachado e retorno à posição inicial.

                                                                     Agachamento Unilateral – para fortalecimento de membros inferiores. De pé, com uma das pernas à frente, pisando sobre o Disco Flex, abaixe e levante sem que o joelho da perna de trás encoste no chão e o joelho da perna da frente ultrapasse a linha do pé.

                                           Flexão de Braços – para fortalecimento de membros superiores. Com os pés apoiados no chão e as mãos apoiadas no Disco Flex, realize lentamente movimentos de dobrar e esticar os cotovelos, sustentando o peso do corpo, sem que o quadril encoste no chão.

 Apoio Feminino – para fortalecimento de membros superiores e peitoral. Com os joelhos apoiados no solo e as palmas das mãos apoiadas no Disco Flex, realize lentamente o movimento de dobrar e esticar os cotovelos, sustentando o peso do corpo e mantendo a coluna reta.

                                             Abdominal Superior – para fortalecimento do abdômen. Sentado sobre o Disco Flex, com os pés apoiados no chão e braços sobre o peito, estenda o tronco em direção ao solo soltando o ar enquanto realiza o movimento. Dica: mantenha os pés apoiados no solo e a cabeça posicionada com o olhar na direção horizontal.

 Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores, estabilizadores,  etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: http://www.mercur.com.br/.

Anúncios

Os comentários estão desativados.