“É tempo de hidratação!”

* Thalita de Salvio Greco

 O friozinho definitivamente chegou e com ele todo o charme de se vestir e comer bem. Apesar de ser a estação mais charmosa do ano, os dias mais frios do inverno são naturalmente mais secos e isso tem reflexos diretos na nossa vida. Além das doenças respiratórias, os problemas também se refletem na pele. Se você é uma daquelas pessoas que, ao sorrir, sente a pele repuxar nos dias de frio mais intenso: Bingo! Precisa seguir algumas dicas básicas para hidratar e deixar a pele com uma textura mais bonita e saudável. Os cuidados são simples, como beber bastante água (2 litros no mínimo), lavar o rosto com o produto adequado, esfoliar corretamente e hidratar.

 No caso do rosto, por exemplo, o ideal é lavá-lo de duas a três vezes ao dia, optando sempre por uma versão de sabonete neutro ou de bebê. Pela manhã e à noite, aplique um hidratante específico para o seu tipo de pele, realizando movimentos circulares ou movimentos lineares da metade do rosto para fora, ou seja, do nariz para a orelha, que ajudam na drenagem linfática da região. Outra dica: cuidado com cremes abrasivos que podem irritar a pele. É recomendado esfoliar a pele do rosto pelo menos uma vez a cada 15 dias para eliminar as células mortas e, dessa forma, facilitar o processo de hidratação. Para quem utiliza maquiagem, o ideal é lavar o rosto, aplicar um demaquilante, retirar o excesso com água e aplicar o hidratante. É um procedimento rápido que deixará sua pele muito mais saudável.

 Pensando no corpo, o ritual é mais ou menos o mesmo. Após o banho é importante hidratar a pele pelo menos uma vez ao dia e, ao aplicar o produto, procure massagear a pele para melhor absorção. Nas áreas mais ressecadas, como cotovelos e joelhos, aplique camadas mais generosas do hidratante. A esfoliação da pele deve ser feita aproximadamente a cada 15 dias. O procedimento pode ser realizado em casa, com a ajuda de sabonetes esfoliantes ou em locais especializados, com a ajuda de um profissional da área.

 As mãos e os pés também sofrem com o ressecamento e por isso merecem atenção especial. Ao pensar nos pés, ao contrário do que muita gente imagina, é necessário sim utilizar cremes específicos pelo menos duas vezes ao dia e evitar ao máximo lixá-lo quando for à pedicure. Aqui vale a máxima de que quanto mais lixar o pé maior é a possibilidade de engrossar a pele. Já nas mãos, a aplicação de cremes específicos deve ocorrer pelo menos quatro vezes ao dia. Só assim será possível tirar a sensação de ressecamento.

 Se existe a intenção de fazer algum tratamento para a pele, aproveite e faça-o nesse momento. Essa é a melhor época do ano! Como a exposição ao sol é menor, as chances de sucesso com o tratamento são maiores, principalmente nos procedimentos faciais como o peeling.

O fato é que com a chegada do inverno a pele fica bastante ressecada e cuidar dela é inevitável. Mas seja qual for o seu tipo de pele, não há motivo para fugir destes cuidados. Vale a pena tirar um tempinho para a tarefa porque os resultados certamente compensarão o esforço. Afinal é tempo de hidratação!

 * Thalita de Salvio Greco, coordenadora de Fisioterapia Dermato-Funcional e Reabilitação Ortopédica e Desportiva do Centro de Bem-Estar Levitas.

Anúncios

Os comentários estão desativados.