Mudanças nos hábitos diários contribuem para a redução da insônia

Dados da Sociedade Brasileira do Sono e da Organização Mundial da Saúde destacam ser grande o número de pessoas que sofrem com a insônia, mas pequenas mudanças no dia-a-dia podem amenizar os problemas na hora de dormir.

 Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Sono com 43 mil habitantes de grandes capitais revela que 53% deles não dormem quanto gostariam e 43% já acordam cansados, pois não conseguem atingir a fase do sono reparador. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 90 tipos de distúrbios do sono. Entre os principais estão a Insônia que afeta entre 10% e 15% da população do planeta. Um ciclo completo de sono dura 90 minutos, e são necessários cinco deles para alcançar o descanso pleno – o que resulta em 8 horas. Já um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, apontou que voluntários, que diziam ficar bem com seis ou menos horas de sono por noite, apresentaram problemas cognitivos.

 Segundo Tânia Cristina Fleig (CREFITO 14.408F), fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, pequenas mudanças nos hábitos diários podem contribuir para amenizar problemas do sono como diminuir o consumo de cafeína após as 14h, (o que vale para café, refrigerantes a base de cola, barras de chocolate, energéticos, achocolatados, etc), jantar no máximo duas horas antes de dormir, tomar banho morno para relaxar, usar um pijama confortável, ler temas prazerosos de preferência que não tenham a ver com o trabalho, não fazer atividades físicas durante a noite.

 “É importante ainda diminuir ao máximo a iluminação do quarto, retirando do ambiente aparatos eletrônicos que possam deixar a pessoa ainda mais alerta. Por conta disso, o uso de máscaras que proporcionam conforto, relaxamento e diminuem o reflexo de pontos de luz, também são boas aliadas no combate à insônia”, recomenda a fisioterapeuta.

 Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: http://www.mercur.com.br/.

Anúncios

Os comentários estão desativados.