Black na Cena confirma Olodum com participação de Carlinhos Brown no segundo dia de evento

Com a inclusão do bloco-afro, o festival fecha o line-up de toda a programação dos três dias de shows.

 Conhecido por criar um som de percussão diferenciado, que caracteriza a cultura baiana e por que não dizer a brasileira, o Olodum fecha com chave de ouro o dia mais pop do festival. A banda acaba de ser anunciada na programação de sábado (23/07), segundo dia do Black na Cena (http://www.blacknacena.com.br/), e contará com a participação de Carlinhos Brown, cantor e compositor baiano, conhecido como um dos mais criativos artistas do atual cenário da música brasileira.

 O Black na Cena contará ainda com a presença de George Clinton, Public Enemy, Method Man, Racionais MCs, Seu Jorge, Jorge Ben Jor, Sandra de Sá, Thaíde com Funk Como Le Gusta e Marcelo Yuka, entre outros, totalizando 21 shows. Em uma tenda paralela, DJs renomados, como Grand Master Ney, farão o som ambiente e haverá uma série de atrações extras como encontro de lowriders, performance ao vivo de grafiteiros e de B-Boys. Os interessados podem adquirir seus ingressos no site http://www.zetks.com/, ao preço de R$ 140 (pista) e R$ 250 (pista Premium).

 Olodum

O grupo surgiu em uma brincadeira carnavalesca entre os amigos moradores do Maciel-Pelourinho, em 1979. O nome é derivado de uma palavra de origem Yorubana, idioma falado pelos Yorubás vindos da Nigéria e do Benin para a Bahia em séculos passados, Olodum significa  o Deus criador, o Senhor do universo.

 A Banda Olodum ganhou sonoridades diferentes nesses 32 anos de existência. Transformou a musicalidade africana calcada na percussão e originou novos ritmos, como o Ijexá, Samba, Alujá, Reggae, Forró em uma expressão viva do samba-reggae, ritmo idealizado por Neguinho do Samba. O Olodum conquistou o mercado musical e se transformou em uma das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e no exterior.

 As cores que representam o Olodum juntas formam a base do Pan-Africanismo, Rastafarianismo e do Movimento Reggae. São as cores internacionais da diáspora africana e constituem uma identidade internacional contra o racismo e a favor dos povos descendentes da África.

O Olodum já percorreu mais de 40 países, entre eles França, Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Suíça, Escócia, Noruega, Dinamarca, Inglaterra, Argentina, Espanha, Eslovênia, Canadá, Chile, Escócia, Cuba, Angola, Senegal e Benin, Portugal, Irlanda, Irlanda do Norte, Turquia, Israel, Finlândia, México, Venezuela, Austrália, Guiana Francesa e Coréia. Já dividiu o palco com artistas como Michael Jackson, Linton Kesey Johnson, Jimmy Cliff, Mutabaruka, Inner Circle, Alpha Blondy, Paul Simon, Julian Marley, Gal Costa, Cidade Negra, Caetano, Gil, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Elba Ramalho, Daniela Mercury e Carlinhos Brown, entre tantos outros nomes nacionais e internacionais.

Carlinhos Brown

 Carlinhos Brown é um dos artistas mais criativos do atual cenário da música brasileira. Brown se destaca como cantor, músico, produtor, arranjador e agitador cultural. Como músico, Carlinhos já integrou bandas de importantes artistas como João Gilberto, Caetano Veloso, João Bosco e Djavan. Como compositor são mais de 400 obras gravadas por intérpretes consagrados como Maria Bethânia, Gal Costa, Cássia Eller, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Rita Lee e Ney Matogrosso, entre muitos outros.

 Sua discografia compreende, além de cinco álbuns e dois DVDs solo, quatro álbuns coletivos. Já produziu Margareth Menezes, Timbalada, Arnaldo Antunes e Tribalistas. No cenário musical internacional, o artista já esteve ao lado de Black Eyed Peas, Carlos Santana, Ricky Martin, Lee Ritenour, Bill Laswell, Wayne Shorter, Jovanotti, Sergio Mendes, Angelique Kidjo, Miyazawa Kazufumi, Omara Portuondo e Ornella Vanoni. Também foi criador e produtor de trilhas sonoras e temas para filmes, novelas, séries, games e espetáculos de dança.

Seu nome artístico é uma homenagem a James Brown e H. Rap Brown, líderes da música negra da década de 1970, ídolos do funk e da soul music. Foi iniciado na música por Osvaldo Alves da Silva, o Mestre Pintado do Bongô. Seus primeiros instrumentos, que marcariam toda sua carreira e estilo musical, foram os de percussão, com aprendizado e desenvolvimento das células rítmicas provenientes dos terreiros de candomblé.

Atualmente, Carlinhos Brown encontra-se no seu estúdio em Salvador em mais um momento eclético e original, gravando dois trabalhos em paralelo: um CD em parceria com o DJ Dero e um CD com a banda de rock baiana da década de 70, Mar Revolto, da qual o artista foi integrante quando tinha apenas 16 anos.

 Programação

 

Sobre o Black na Cena Music Festival:

Festival dedicado à música e cultura negra, o Black Na Cena acontece entre os dias 22 e 24 de julho, na Arena Anhembi, em São Paulo. Idealizado por Ricardo de Paula, da Entre Produções, o festival é realizado pela produtora em parceria com a Multvideo Produções, empresa responsável pela geração de imagens em alta definição. O objetivo do evento é atrair um público eclético para celebrar de maneira plural o importante legado da cultura afro na música mundial, espalhada em diversos ritmos. Para isso, foi montada uma programação que contempla artistas nacionais e internacionais do hip hop, rap, reggae, R&B, rock, samba rock, soul, v-funk. A programação do evento conta ainda com encontro de lowriders, performances ao vivo de grafiteiros e de B-Boys. Mais informações no site: http://www.blacknacena.com.br/

 Sobre a Entre Produções:

Criada em 1999 pelo empresário Ricardo de Paula, a Entre Produções iniciou sua atuação na área de montagem de estruturas para evento e expandiu o negócio, trabalhando, desde meados de 2004, na concepção, planejamento e execução de eventos. A produtora atua em todo território nacional e conta com profissionais com mais de 20 anos de experiência na área de produção cultural, eventos e montagens. O portfólio da Entre conta ainda com clientes como Agência HMelillo (Ecovias, AES Eletropaulo), Agência LED/Motorola (Aniversário de São Paulo) Agência Click (Caravana vem Mercedes-Benz), 63 Mkt (Fórmula 1), Natal Iluminado, Guaimbé Bureau de Cultura (Telefônica, Volkswagen, Bradesco e Cielo), Nokia (StockCar in Concert),  Samba.Pro (Renault), SescSP, Toyota Empilhadeiras e Unique Nissan, entre outros. Mais informações no site: http://www.entreproducoes.com.br/

Anúncios

Os comentários estão desativados.