Que venha o inverno! Dicas de alimentação para ficar mais saudável e bonita na estação mais charmosa do ano

É curioso como a chegada do inverno está intimamente relacionada com a temporada da preguiça! Muitas pessoas que passaram o verão inteiro treinando e se alimentando de forma adequada para entrar bem nos trajes de banho e roupas mais curtas acabam se esquecendo que é primordial manter a rotina de exercícios e os hábitos saudáveis de alimentação também nesta estação do ano. Pensando nessa tendência de comportamento, o Centro de Bem-Estar Levitas (http://www.levitas.com.br/) enumera algumas dicas de alimentação que vão ajudar a manter a forma. Afinal de contas, saúde e qualidade de vida estão em primeiro lugar também na estação mais fria do ano.

 Alimentação

 Segundo André Pellegrini, nutricionista do Centro de Bem-Estar Levitas, alguns estudos apontam que há uma pequena diferença na absorção de carboidratos durante o inverno. “Algumas pessoas absorvem mais carboidratos nesse período do ano, o que favorece o ganho de peso”, afirma. E curiosamente durante o inverno é mais frequente o ataque a alimentos ricos em carboidratos como pães, fondue, risotos e caldos. “Não há uma justificativa plausível para esse aumento no consumo de carboidratos. O ideal nesse período é manter uma alimentação leve e igualmente balanceada, da mesma forma que durante todo o resto do ano, mas tendo adaptações no cardápio que se adéquem mais às suas preferências”.

 Abaixo seguem algumas dicas:

  • Mantenha um alto consumo de vegetais (folhas e legumes) durante todo o ano, mas para o inverno, substitua parte dos vegetais crus pelos cozidos em sopas ou refogado.
  • Aproveite o inverno para ter uma alimentação leve na hora do jantar. Já é costume do brasileiro o consumo de sopa nesta estação. Abuse desde que deixe de lado queijo ralado, torradas e azeite.
  • Cuidado para não reduzir o consumo de frutas e sucos.
  • Não use como desculpa para comer mais o fato de haver mais oferta de alimentos calóricos neste período. Queijos, fondue, risotos e massas reinam nos cardápios. Se for indispensável ingeri-los, faça com moderação.

 Outro dado interessante relacionado ao inverno é a redução de exposição ao sol, o que merece atenção, afinal a vitamina D, responsável pela absorção de Cálcio, só é ativada com a exposição adequada da pele à luz solar. Por esse motivo, é importante dar ênfase ao consumo de alimentos ricos nessa vitamina, como peixes, gema de ovo e fígado, entre outros.

 Tendo em mente todas essas necessidades, seguem abaixo algumas dicas de pratos que podem fazer seu inverno bem mais saudável e gostoso:

  •  Sopa de abóbora com ricota (ou cottage)
  • Sopa de caldo verde com músculo picado
  • Legumes grelhados (tiras de cenoura, abobrinha, batata, fatias de tomate) com peixe assado
  • Risoto com brócolis, aspargos e frango desfiado
  • Panqueca (massa fina e com farinha integral) com recheio de ricota e espinafre
  • Mini Beirute (integral) com rosbife, mussarela light, alface e tomate

 Sobre o Levitas:

Criado em 2001 pelo cirurgião plástico e oncologista, Dr. Américo Marques, o Centro de Bem-Estar Levitas tem como objetivo proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos seus clientes, respeitando o perfil de cada um na busca pelo bem-estar e pensando a medicina de forma integrada. Para isso, apoia-se em uma linha de trabalho baseada em atividades físicas, tratamentos estéticos, fisioterápicos e nutrição. O Levitas conta com profissionais altamente capacitados e apresenta como diferencial de mercado o acompanhamento full time dos clientes por um time de educadores físicos e fisioterapeutas. Os serviços incluem atividades físicas como musculação, postural, caminhadas e corridas monitoradas ao ar livre no Parque do Ibirapuera, Yoga, tonificação, Mat Pilates, ginástica funcional, hidroginástica, dança, bike, alongamento, Studio Pilates, Power Plate, reabilitação esportiva e RPG, bem como atividades específicas para gestante e pessoas com osteopenia e osteoporose. Na área de Touch (estética) destaque para o tratamento da hiperbárica (exclusivo Levitas), drenagem linfática, massagem relaxante, modeladora, Shiatsu, pedras quentes, peeling, entre outras. O centro de bem-estar conta com 900 clientes ativos, na faixa etária de 26 a 55 anos, sendo 68% composto por mulheres. O Levitas possui um dos mais altos índices de satisfação do mercado, 50% dos clientes frequentam o espaço há mais de 5 anos. Mais informações pelo website: www.levitas.com.br ou pelo telefone (11) 3054-7922.

Anúncios

Os comentários estão desativados.