F-Secure alerta para malwares com supostas fotos do ataque a Osama bin Laden

A companhia de segurança F-Secure acaba de detectar os primeiros tipos de malware relacionados à morte do terrorista Osama bin Laden que estão sendo espalhados na rede para infectar computadores. Um anexo denominado Fotos_Osama_Bin_Laden.zip está sendo enviado por email para os usuários. Ele contém um arquivo chamado Fotos_Osama_Bin_Laden.exe (md5: d57a1ef18383a8684c525cf415588490).

No momento em que o usuário executa o arquivo, um vírus do tipo “trojan” (cavalo de Tróia), pertencente à família “Banload” e que visa monitorar os dados e transações financeiras quando se instala no sistema operacional dos computadores (instala-se como: msapps\msinfo\42636.exe). A partir de então, o vírus começa a monitorar transações bancárias na tentativa de redirecionar os pagamentos efetuados para outras contas.

Ascold Szymanskyj, Vice-Presidente da F-Secure para América Latina, explica que “é comum que pessoas mal intencionadas aproveitem momentos como esse onde há uma grande quantidade de pessoas buscando o mesmo tipo de informação para espalhar vírus e outros aplicativos que possam extrair dados de usuários. Essa é uma prática típica dos crackers, cuja principal motivação é o roubo de dados como número de cartão de crédito, conta corrente e senhas de banco”.

O executivo alerta que o internauta deve evitar a busca por esse tipo de conteúdo na web, pois invariavelmente será direcionado para sites contendo aplicativos maliciosos. Mais informações: http://www.f-secure.com/weblog/

 Sobre a F-Secure

A F-Secure desenvolve soluções de segurança em software e serviços com o objetivo de proteger conteúdos que trafegam em computadores e dispositivos móveis de empresas e usuários finais. Comercializadas no modelo SaaS, as soluções da F-Secure são utilizadas por mais de 200 operadoras de telefonia em 40 países, totalizando um mercado superior a 100 milhões de clientes de banda larga. Fundada em 1988 e com sede em Helsinque, na Finlândia, a F-Secure conta com mais de 800 profissionais espalhados em 18 países. A empresa está listada na NASDAQ OMX Helsinki Ltd. Website: http://www.f-secure.com/.

Twitter: @FSecure ǀ Facebook: F-Secure

Anúncios

Os comentários estão desativados.