Câmara do Comércio Brasil Lituânia é inaugurada em São Paulo

A instituição, que nasce com o objetivo de ampliar os negócios realizados entre os países, será presidida por Danilo Talanskas.

Promover os negócios entre os países e aumentar em 20% ao ano o comércio entre Brasil e Lituânia, que hoje já movimenta US$ 140 milhões. É com este objetivo que será inaugurada a Câmara de Comércio Brasil Lituânia, no próximo dia 12 de abril. Para a ocasião, importantes membros do governo, entre eles, a vice-ministra de relações exteriores, Asta Skaisgiryte Liauskiene, o embaixador da Lituânia para o Brasil, Vaclovas Salkauskas e a conselheira focada em cônsules, Irena Skullerud estarão no país para acompanhar Francisco Ricardo Blagevitch, cônsul honorário da Lituânia no Brasil, e Danilo Talanskas, presidente da Câmara, nos compromissos oficiais.

 A agenda incluirá uma série de reuniões em Brasília e palestra na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), voltada aos alunos dos cursos de Relações Internacionais e Economia, que abordará a importância da Lituânia na economia européia. Além disso, haverá um encontro com o cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, Thomas Kelly, e a inauguração oficial da Câmara de Comércio Brasil Lituânia, na Associação Comercial de São Paulo.

 Após o lançamento oficial da instituição, o grupo seguirá para o coração lituano em São Paulo, a comunidade da Vila Zelina e, de lá, irão para Buenos Aires. “Na Argentina haverá uma reunião no Congresso Nacional com todos os cônsules da Lituânia na América Latina. Será uma ocasião muito importante para os dois países, pois é o início de um trabalho intenso com o objetivo de expandir o volume de negócios”, destaca Francisco Ricardo Blagevitch, cônsul honorário da Lituânia no Brasil.

 Para facilitar a comunicação entre os países e difundir suas ações e notícias, será lançado ainda o website http://www.lithuaniabrazil.com/. “O portal entrará no ar juntamente com a Câmara de Comércio, pois será o meio de contato entre os países e nos auxiliará a fomentar o intercâmbio de informações. Para lançar o site com chave de ouro, a Sra. Asta Skaisgiryte Liauskiene dará o clique inicial simultaneamente à inauguração da instituição”, finaliza Blagevitch.

 Danilo Talanskas

Danilo Talanskas foi Presidente da Elevadores Otis durante cinco anos. Foi também Presidente da Rockwell Automation do Brasil e da GE Sistemas Médicos. Atuou também na Black & Decker e Kodak. Graduado em 1974 pela Universidade Mackenzie em São Paulo, o executivo possui MBA pela  Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, onde se formou em 1986. Atualmente é consultor de empresas e professor em cursos de pós-graduação de Gestão Estratégica de Negócios.

“Os meus pais imigraram da Lituânia para o Brasil. Por esse razão, o convite para presidir a Câmara torna-se ainda mais importante para mim. Não tenho dúvidas de que essa parceria entre Brasil e Lituância irá beneficiar não só aos países, mas às empresas locais na expansão de seus negócios”, avalia o executivo.

Sobre a Lituânia

A Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, é uma das três repúblicas bálticas e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1990. Os mil anos de existência do país foram comemorados em 2009 e marcados por uma série de eventos e festividades. Em 1991, a Lituânia entrou nas Nações Unidas e em 2004 foi reconhecida como membro da União Européia. No Brasil, a comunidade está estimada em 300 mil descendentes, a grande maioria concentrada na cidade de São Paulo, que está entre as maiores colônias do mundo. Acesse: http://www.consuladodalituania.blogspot.com/

Anúncios

Os comentários estão desativados.