Criadores do primeiro vírus para PC falam pela primeira vez sobre Brain

Pesquisador da F-Secure viajou ao Paquistão para conversar com os irmãos Amjad Farooq Alvi e Basit Farooq Alvi, autores do vírus que acaba de completar 25 anos.

O primeiro vírus que infectou computadores foi descoberto em 1986. Curiosamente, ele continha em seu código os contatos de seus autores. Um quarto de século depois, em fevereiro de 2011, Mikko Hypponen, Chief Research Officer da F-Secure, viajou para a cidade de Lahore, no Paquistão, para encontrar os autores do vírus Brain. Os irmãos e empresários Amjad Farooq Alvi e Basit Farooq Alvi possuem hoje um provedor de internet bensucedido no país, chamado Brain Telecommunication, junto com um terceiro irmão, Shahid Farooq Alvi.

A F-Secure produziu um vídeo-reportagem de 10 minutos sobre a viagem, intitulado Brain – Searching for the first PC Virus. Trata-se da primeira entrevista em vídeo concedida pelos irmãos sobre o vírus, que se espalhou pelo mundo por meio de disquetes. Nesta produção da F-Secure, Basit e Amjad revelam que Brain não foi concebido para ser um vírus destrutivo, o que explica o fato de eles terem incluído seus próprios números de telefone no código do vírus.

Os irmãos paquistaneses afirmam terem escrito o vírus apenas o objetivo de verificar a funcionalidade de multitarefas do então novo sistema operacional da época – DOS, assim como para checar possíveis vulnerabilidades do DOS relacionadas à segurança, em comparação com outros sistemas como Unix.

“Foi incrível. Fui para o Paquistão para o endereço indicado no código do vírus e lá encontrei os autores do Brain. Quando os irmãos Amjad e Basit escreveram o vírus, em 1986, o mundo era um lugar muito diferente. Eles não agiram de má fé ao criar aquele que acabou se tornando o primeiro vírus para PC. Acredito que conseguimos registrar uma parte importante da história do computador neste vídeo”, explica Mikko Hypponen, Chief Research Officer da F-Secure e autor da entrevista.

O vídeo Brain – Searching for the first PC Virus pode ser assistido no endereço eletrônico: https://www.facebook.com/FSecure. O site inclui mais informações sobre o vírus Brain e também o making-of da produção.

Sobre a F-Secure

A F-Secure desenvolve soluções de segurança em software e serviços com o objetivo de proteger conteúdos que trafegam em computadores e dispositivos móveis de empresas e usuários finais. Comercializadas no modelo SaaS, as soluções da F-Secure são utilizadas por mais de 200 operadoras de telefonia em 40 países, totalizando um mercado superior a 100 milhões de clientes de banda larga. Fundada em 1988 e com sede em Helsinque, na Finlândia, a F-Secure conta com mais de 800 profissionais espalhados em 18 países. A empresa está listada na NASDAQ OMX Helsinki Ltd. Website: http://www.f-secure.com/.

Twitter: @FSecure ǀ Facebook: F-Secure

Anúncios

Os comentários estão desativados.