Especialista da NVIDIA fala sobre processamento paralelo na USP

A NVIDIA realiza nesta sexta-feira, 25, uma palestra sobre processamento paralelo em GPU´s na arquitetura Fermi no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP). Durante a apresentação destinada apenas a alunos e professores, serão detalhadas as funcionalidades e diferenciais da arquitetura Fermi, além da plataforma de desenvolvimento CUDA*, que se beneficia dessa tecnologia para apresentar ganhos de performance de computação pelo aproveitamento da potência da GPU (unidade de processamento gráfico).

 Arnaldo Tavares, executivo responsável pela linha Tesla** no Cone Sul, fará a apresentação, que também abordará o tema Computação de Alta Performance (HPC, na sigla em inglês).

 

 Palestra NVIDIA sobre Processamento Paralelo em GPU´s na arquitetura Fermi

Onde: Prédio do IME – Instituto de Matemática e Estatística – Bloco A sala 254

Data e Hora: dia 25/02/11 às 16h.

 *CUDA (Compute Unified Device Architecture) é uma arquitetura de computação paralela desenvolvida pela NVIDIA que está presente em suas unidades de processamento gráfico (GPUs). Permite aos programadores utilizarem a linguagem C para o desenvolvimento de uma nova classe de aplicativos que podem ser acelerados por GPU, o que amplia significativamente sua rapidez e eficácia para a execução de cálculos e outros tipos de processamento. Apresentada pela primeira vez em 2007, a tecnologia CUDA está presente no mercado em milhares de chips gráficos que equipam desktops, notebooks, tablets e outros dispositivos.

 **Tesla – unidades de processamento gráfico (GPUs) da NVIDIA criadas especialmente para supercomputadores que rodam em alta performance e que necessitam de precisão extrema em seus resultados. Centros de pesquisas (medicina, biomecânica, astronomia), setor petrolífero e entidades financeiras, são instituições que necessitam da tecnologia para melhorarem o desempenho de seus trabalhos.

 Sobre a NVIDIA

A NVIDIA (NASDAQ: NVDA) despertou o mundo para o poder da computação visual quando, em 1999, criou uma unidade dedicada exclusivamente ao processamento gráfico, a GPU. Desde então, vem desenvolvendo soluções que visam a potencializar a experiência multimídia de usuários de dispositivos móveis, notebooks e PCs. Reconhecida no mercado pelo maciço investimento em inovação, que culminou no lançamento do primeiro kit 3D para PC, a NVIDIA possui soluções voltadas tanto para usuários domésticos, quanto para profissionais. Os processadores GeForce®, por exemplo, são amplamente difundidos no mundo dos games, enquanto os processadores Quadro® são adotados por empresas que demandam extrema precisão gráfica em seus projetos. Fundada em 1993 e com sede na Califórnia, a empresa detém mais de 1.700 patentes nos EUA. Com receita de US$ 3,3 bilhões no ano fiscal 2009/10, a NVIDIA conta com 5.700 profissionais e mantém operações em mais de 20 países, incluindo o Brasil. Mais informações: http://www.nvidia.com.br/.

Assista NVIDIA no Discovery Channel: http://www.youtube.com/watch?v=iX93vj2zclM.

Anúncios

Os comentários estão desativados.