NVIDIA sai na frente e demonstra primeiro chip quad-core para dispositivos móveis

 A NVIDIA acaba de demonstrar a próxima geração do chip Tegra 2, que está presente nos principais tablets e superphones lançados no mercado. Com o codinome Kal-El, este será o primeiro chip quad-core do mundo voltado para dispositivos móveis. O superchip já foi demonstrado em um tablet PC rodando o sistema operacional Android, durante a feira de tecnologia Mobile World Congress, em Barcelona.

Previsto para entrar em produção em agosto deste ano, o novo superchip da NVIDIA contém quatro núcleos de processamento e 12 núcleos GeForce para gráficos. Fabricantes parceiros da companhia já estão desenvolvendo o produto. Por conta disso, superphones e tablets que usam esta tecnologia são esperados para chegar ao mercado ainda em 2011.

Você pode conferir a demo de um vídeo rodando com qualidade superior a de um Blu-ray (com 1440p).

“A NVIDIA trouxe uma velocidade impressionante de inovação para o segmento de PCs e notebooks com nossos processadores GeForce. Agora o objetivo é promover este mesmo conceito e liderar as transformações no segmento móvel, que não pára de crescer”, explica Richard Cameron, diretor-geral da NVIDIA no Brasil.

Para se ter uma ideia, no último trimestre de 2010 foram vendidos mundialmente 100,9 milhões de smartphones, um crescimento de 87% em relação ao ano anterior, segundo a consultoria IDC. No Brasil, as vendas dos celulares inteligentes triplicaram nos últimos 12 meses, saltando de 1 milhão para 3 milhões de unidades, de acordo com estudo da consultoria IT Data.

Mais informações: http://blogs.nvidia.com/ ou http://www.nvidia.com/

 Sobre a NVIDIA

A NVIDIA (NASDAQ: NVDA) despertou o mundo para o poder da computação visual quando, em 1999, criou uma unidade dedicada exclusivamente ao processamento gráfico, a GPU. Desde então, vem desenvolvendo soluções que visam a potencializar a experiência multimídia de usuários de dispositivos móveis, notebooks e PCs. Reconhecida no mercado pelo maciço investimento em inovação, que culminou no lançamento do primeiro kit 3D para PC, a NVIDIA possui soluções voltadas tanto para usuários domésticos, quanto para profissionais. Os processadores GeForce®, por exemplo, são amplamente difundidos no mundo dos games, enquanto os processadores Quadro® são adotados por empresas que demandam extrema precisão gráfica em seus projetos. Fundada em 1993 e com sede na Califórnia, a empresa detém mais de 1.700 patentes nos EUA. Com receita de US$ 3,3 bilhões no ano fiscal 2009/10, a NVIDIA conta com 5.700 profissionais e mantém operações em mais de 20 países, incluindo o Brasil. Mais informações: http://www.nvidia.com.br/.

Assista NVIDIA no Discovery Channel:

Anúncios

Os comentários estão desativados.