Transforme caixas de madeira em prateleiras customizadas

Com tinta, cola, guardanapos de papel, criatividade e bom gosto é possível transformar o caixote usado para carregar frutas na feira em lindas prateleiras para a casa.

A utilização da madeira vem sofrendo mudanças na área da construção, em função da escassez de espécies e da preservação das áreas verdes. Dentro da construção civil, a madeira preservada pode ter diversos usos, que vão de painéis e montantes até cobertura, assoalhos, batentes, portas e janelas.

A reutilização da madeira também pode acontecer de uma forma mais simples, realizada pelo próprio consumidor final. Com consciência, criatividade e disposição, é possível transformar caixas de madeira usadas para carregar frutas na feira em prateleiras, customizando o novo móvel com características da casa e do seu dono e otimizando espaços ociosos.

Edna Zerbeto, artesã e desenvolvedora de produtos da Mercur, ensina como realizar a transformação da caixa de fruta em prateleira de forma prática e fácil. Confira abaixo as etapas da transformação. Mais informações podem ser encontradas no site http://www.mercur.com.br/ ou pelo telefone (51) 3719-9500.

Passo a passo – Prateleiras feitas com caixas de madeira

Por Edna Zerbeto

Material:

Caixas de madeira

Lixa 50 granas Grosa

Pincel No 519 /2
Base acrílica para decoupage da Mercur nas cores Azul Country e Branco
Cola Extra para Artesanato da Mercur

Cola para decoupage da Mercur

Guardanapos de papel estampados com motivos florais

 Execução:

1- Como as caixas são, em sua maioria, muito rústicas, convém usar uma grosa (lixa comprida de metal) para remover as lasca e imperfeições.

2 – Utilize lixas bem grossas como as de 50 ou 60 granas. Enrole em um pedaço de madeira para dar mais firmeza e alcançar os cantos.

 3 – Lixe toda a caixa.

 4 – Prepare uma aguada – mistura de uma parte de tinta Azul Country para dez partes de água e aplique em toda a caixa. Esta mistura de tinta salientará os veios da madeira. Deixe secar por cerca de 3h.

 5- Prepare uma mistura de uma parte de cola e uma de água e com o pincel úmido só nas pontas, aplique a tinta na caixa fazendo linhas no sentido dos veios da madeira. Deixe secar por cerca de 3h.

6- Recorte os desenhos do guardanapo e retire as duas folhas em branco, ficando apenas com a imagem floral nas mãos.

 7- Distribua os recortes sobre a caixa, de modo que fiquem visíveis após o empilhamento. Você pode fazer detalhes acompanhando as quinas da caixa.

 8- Coloque o recorte sobre a superfície da caixa e aplique a cola para decoupage em camada farta por cima dos recortes. A cola atravessará e fixará o papel. Deixe secar.

 Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br.

About these ads

Os comentários estão desativados.